Cotidiano

Dia Mundial da Saúde promove conscientização sobre o diabetes

Da Redação ·
Índices de diabete tem crescimento no mundo todo e preocupa a OMS (Foto reprodução)
fonte: Divulgação
Índices de diabete tem crescimento no mundo todo e preocupa a OMS (Foto reprodução)

A Organização Mundial de Saúde definiu o diabetes como tema do dia mundial de saúde deste ano, que é celebrada em 7 de abril. E não é por menos, os números são extremamente preocupantes. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, cerca de 415 milhões de pessoas são acometidas pela doença em todo o mundo.

continua após publicidade

Apesar de todas campanhas de conscientização o diabetes tem aumentado muito nos últimos anos, e principalmente nos países de média e baixa renda. Um em casa 11 adultos são diabéticos, e uma em cada sete gestantes desenvolvem a doença. Segundo o Ministério da Saúde só no Brasil houve um aumento de 40% nos casos, desde 2012 até agora.

A doença é uma síndrome causada pela falta de insulina ou quando o corpo não consegue absorver a insulina produzida; em decorrência há o aumento de glicose no sangue, causando o diabetes.

continua após publicidade

Atualmente, a doença está totalmente relacionada à obesidade e também ao sedentarismo. Por isso, grande parte dos casos podem ser retardados ou até mesmo evitados, através da prática de atividades físicas rotineiras, alimentação equilibrada, e manutenção dos índices de gordura corporal.

Para se ter um diagnóstico completo procure um médico para fazer os exames necessários e fique atento aos sinais do seu corpo.

SINTOMAS – Sede; urina frequente; fome; fadiga; visão embaçada.

continua após publicidade

TIPOS: Diabetes tipo 1 – Ocasionada pela falha do pâncreas na produção de insulina, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio.

Diabetes tipo 2 – A mais comum entre elas é desencadeada pela baixa produção de insulina e também alguns fatores como obesidade, idade, e até mesmo hereditariedade.

Gestacional – É dada através da resistência do organismo na absorção de insulina no período da gestação, que pode, as vezes, permanecer após o parto.

Pré-diabetes – É um diagnóstico que mostra que a pessoa pode vir a desenvolver a doença. Ou seja, ela está pré-disposta a chegar nos números que definem o paciente como diabético, mas ainda não atingiu esses níveis.