Cotidiano

Polícia Federal deflaga Operação Carbono 14

Da Redação ·
Policiais iniciaram operação na manhã desta sexta-feira (Taba Benedicto / Agência O Dia)
Policiais iniciaram operação na manhã desta sexta-feira (Taba Benedicto / Agência O Dia)

Polícia Federal deu início na manhã desta sexta-feira (1º), a diligências como parte da 27ª fase da Operação Lava Jato intitulada "Operação Carbono 14". Cinqüenta policiais federais estão cumprindo 12 ordens judiciais, sendo 8 mandados de busca e apreensão, 2 mandados de prisão temporária e 2 mandados de condução coercitiva. 

continua após publicidade

As medidas estão sendo cumpridas nos municípios de São Paulo/SP (3 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de condução coercitiva), Carapicuíba/SP (1 mandado de busca e apreensão e 1 mandado de prisão temporária), Osasco/SP (1 mandado de busca e apreensão) e Santo André/SP (3 mandados de busca e apreensão e 1 mandado de prisão temporária). 

Os fatos investigados nesta fase apuram, ao menos em tese, a prática dos crimes de extorsão, falsidade ideológica, fraude, corrupção ativa e passiva e lavagem de dinheiro. A investigação aponta um esquema de lavagem de capitais de cerca de R$ 6 milhões provenientes do crime de gestão fraudulenta do Banco Schahin, cujo prejuízo foi posteriormente suportado pela Petrobras.

continua após publicidade

Os presos serão encaminhados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba-PR, enquanto aqueles conduzidos para depoimentos serão ouvidos na cidade de São Paulo/SP.  

O nome desta operação faz referência a procedimentos utilizados pela ciência para a datação de itens e a investigação de fatos antigos.