Cotidiano

Multa ‘viralizada’ nas redes sociais é falsa, afirma Detran

Da Redação ·
Ocorrência teria sido registrada na Avenida Visconde de Taunay, no centro de Ponta Grossa: "fake" (Foto: Reprodução)
Ocorrência teria sido registrada na Avenida Visconde de Taunay, no centro de Ponta Grossa: "fake" (Foto: Reprodução)

Uma multa que teria sido direcionada a um motorista supostamente flagrado transando dentro de um carro em trânsito na área central de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, no Paraná, viralizou nas redes sociais, mas depois foi constatado que tudo não passava de montagem. A imagem começou a circular na quarta-feira (30) pelo Facebook, Twitter e WhatsApp. 

Houve muitos compartilhamentos, curtidas e comentários em várias redes sociais. A imagem mostra o sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Detran), com uma multa na tela. Conforme a imagem, o motorista teria sido flagrado na Avenida Visconde de Taunay, em Ponta Grossa, cometendo uma infração de trânsito. O que mais chamou a atenção e que fez a foto ‘viralizar’ na web foi a suposta infração cometida pelo condutor: ‘transar com o veículo em movimento’ (essa infração sequer é tipificada no Código de Trânsito Brasileiro).

continua após publicidade

“Quando ficamos sabendo da imagem já percebemos que havia algo estranho. A infração descrita na montagem sequer existe no Código de Trânsito Brasileiro”, explicou Eduardo Kalinoski, presidente da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT) ao portal aRede.

Conforme assessoria do Departamento Nacional de Trânsito (Detran) o que houve na imagem foi uma “adulteração de consulta de pontuação”.