Cotidiano

​Estado deve iniciar vacinação contra doença  a partir de agosto

Da Redação ·
vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil  salas de vacinação de todo o Brasil - Foto: new.d24am.com
vacina HPV quadrivalente faz parte do calendário nacional e está disponível em cerca de 36 mil salas de vacinação de todo o Brasil - Foto: new.d24am.com

O Paraná deverá ser o primeiro Estado do Brasil a imunizar parte da população disponibilizando gratuitamente uma vacina contra a dengue. A confirmação final relativa à vacinação vai ocorrer após reunião no próximo dia 30, em Brasília, quando serão acertados os detalhes da compra do lote de um laboratório particular com o aval do Ministério da Saúde e da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A vacina já tem autorização da agência reguladora.

A vacina é produzida pela Sanofi Aventis é a primeira validada para uso no Brasil e deve ser aplicada em três doses, ao longo de um ano. Ela é tetravalente (protege contra os sorotipos 1, 2, 3 e 4 da dengue) e se apresenta eficaz na população com idade entre 9 e 45 anos. A vacina já tem autorização da agência reguladora.

27 MORTES - Conforme o último boletim epidemiológico divulgado  pela Secretaria de Estado da Saúde (SESA) na terça-feira (22), o Paraná tem hoje 36 cidades em estado de epidemia com cerca de 18 mil casos confirmados e 27 óbitos. Entre as cidades em epidemia estão Foz do Iguaçu e Paranaguá.

continua após publicidade