Cotidiano

Grupo de teatro do Paraná interpreta "Paixão de Cristo" há 19 anos

Da Redação ·
Atores durante divulgação de peça (Foto: José Luís Alves)
Atores durante divulgação de peça (Foto: José Luís Alves)

Uma cidade do Paraná foi transportada para Jerusalém por alguns instantes neste sábado (12). Mais de mil integrantes do grupo teatral “Mãe do Céu” percorreram as ruas centrais de Arapongas, no Norte do Estado, para divulgar a peça “Paixão de Cristo”. A passeata ocorre tradicionalmente uma semana antes do espetáculo, marcado para o próximo domingo, no Parque das Nações. O elenco estava caracterizado com o figurino de época e despertou a curiosidade das pessoas que estavam no centro da cidade.

continua após publicidade

Esta será a 19ª edição da apresentação religiosa do grupo formado por pessoas que se dedicam ao espetáculo há décadas. Este ano o público vai conferir cenário reformulado, figurinos repaginados e novas cenas da vida pública de Jesus. Personagens emblemáticos como Herodes que, segundo conta a história, foi responsável pela ridicularizarão e ultraje de Jesus, terão mais destaque.

Neste ano Herodes será interpretado pelo educador físico Aldo Luiz Gomes, 28 anos, que participa do grupo “Mãe do Céu”, há 15 anos. “Já interpretei soldado, fariseu e agora Herodes. É uma grande responsabilidade por conta do peso que ele tem na história”.

continua após publicidade

Outro integrante antigo é Anderson Elton da Silva, 37 anos, que interpreta o carrasco que açoita Jesus há 18 anos. “Não é só o figurino que é próximo da realidade, mas este momento também usamos chicotes de verdade para mostrar o sofrimento que Jesus passou. Esta parte da peça nós nem ensaiamos, porque é vivido realmente e é um momento que comove e faz pensar na dimensão dos nossos problemas diante do que Jesus passou”.

Coordenador de infraestrutura, Paulo César Melo, 32 anos, há três anos dá vida ao sumo sacerdote Caifás, responsável pela crucificação de Jesus. “Sinto uma emoção muito forte, principalmente no fim da peça. É muito gratificante participar deste trabalho de fé e evangelização”.

continua após publicidade

O coordenador do grupo, Luiz Vecchiatto, que também assina o roteiro e interpreta o papel de Jesus, tem expectativa de receber cerca de 20 mil pessoas neste ano.