MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Ivaiporã corre risco de enfrentar epidemia de dengue 

Com 50 casos confirmados, o município de Ivaiporã enfrenta risco de epidemia da doença. Os dados foram divulgados ontem e estão bem acima do que foi registrado no boletim desta semana da Secretaria de Estado de Saúde. Em uma semana foram 11 pessoas infe

Da Redação

·
Com 50 casos, município está em alerta (Divulgação)
Icone Camera Foto por Reprodução
Com 50 casos, município está em alerta (Divulgação)
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2016, 09:16:00 Editado em 27.04.2020, 19:52:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com 50 casos confirmados, o município de Ivaiporã enfrenta risco de epidemia da doença. Os dados foram divulgados ontem e estão bem acima do que foi registrado no boletim desta semana da Secretaria de Estado de Saúde. Em uma semana foram 11 pessoas infectadas e a Secretaria Municipal de Saúde ainda aguarda o resultado de outros 43 casos suspeitos. Segundo Claudio Nunes, coordenador de endemias da 22ª Regional de Saúde (RS), se a situação se mantiver com mais casos sendo confirmados pode-se se configurar estado epidêmico.

continua após publicidade

“No ano passado, no mesmo período, havia apenas cinco casos confirmados”, relata Nunes. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a região dos bairros Jardim Imperial/ Ouro Preto e as imediações da Praça Espanha, no centro da cidade, são as regiões que concentraram a maior parte dos casos confirmados. “A situação é preocupante”, diz o secretário de Saúde, João Felipe Marques. “Infelizmente ainda se observa muito acúmulo de lixo nas residências e pouca movimentação da sociedade em relação ao combate ao mosquito”, comenta Marques.

O secretário assinala que desde o início do ano, a secretaria aumentou o número de agentes de 14 para 21 e tem realizado diversas ações de mutirões. “Estamos com quadro de cobertura maior em mais de 80% do município. Estamos terminando o ciclo de visitas do ano inteiro, mas mesmo nos mesmos lugares aonde foram feitas as visitas e os mutirões, ainda aparecem os casos de dengue”, destaca Marques.

continua após publicidade

Nas regiões onde se concentram os casos, agentes de endemias realizam a nebulização de inseticida. “A aplicação é feita com pulverizador costal, só que o veneno não mata a larva, só o mosquito”, relata Marques, que diz ainda que a secretaria já solicitou junto a Secretária Estadual de Saúde (Sesa) a pulverização do “fumacê”.

Para Marques, o descuido ainda é uma das principais razões para a procriação do Aedes Aegypti. “Boa parte das pessoas reconhece a dengue uma doença perigosa, mas o hábito de olhar e retirar o lixo do quintal para algumas pessoas é somente durante as campanhas”, completa Marques.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Ivaiporã corre risco de enfrentar epidemia de dengue "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!