Mais lidas
Cotidiano

Florianópolis terá ponto de ônibus com teto verde e energia solar

.

Ponto de ônibus com teto verde e tomadas para carregar celulares foi projetado para oferecer um pouco mais que conforto, mas sem perder a autonomia - Imagem - ​site engenhariae.com.br
Ponto de ônibus com teto verde e tomadas para carregar celulares foi projetado para oferecer um pouco mais que conforto, mas sem perder a autonomia - Imagem - ​site engenhariae.com.br

Já pensou em um ponto de ônibus em que gera energia solar para carregar seus dispositivos móveis enquanto você espera a hora de embarcar e também armazena água da chuva para irrigar seu telhado verde? Essa foi a estrutura pensada pelo núcleo de paisagismo da Associação Comercial e Industrial em Florianópolis (SC).

Em Florianópolis um ponto de ônibus com teto verde e tomadas para carregar celulares foi projetado para oferecer um pouco mais que conforto, mas sem perder a autonomia. O ponto terá 9,8 m² e quatro tomadas para carregamento de celulares. Apesar das comodidades adicionadas ao ponto de ônibus, seu papel principal não foi esquecido: também haverá um painel para informar sobre as linhas que param ali e um espaço para deficientes físicos se abrigarem. 

Seu teto verde é mantido com água recolhida pelo sistema próprio de captação de água da chuva. A energia gerada pelas placas solares, além de alimentarem as tomadas carregando celulares, também será usada para iluminar o ambiente. O sistema possui autonomia de três dias e poderá reservar até 180 litros de água para a irrigação do próprio teto verde.

Como o ponto de ônibus sustentável funciona (foto: divulgação)

O núcleo conseguiu o apoio de empresas para financiar o projeto que foi doado sem envolvimento do poder público, mas preferiu não revelar quanto foi investido na construção da tal estrutura.



Fonte - site engenhariae.com.br

Clique aqui e leia mais

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber