MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Conheça o leão marsupial, extinto predador australiano 

Quando os humanos chegaram à Austrália, há cerca de 50 mil anos, eles podem ter encontrado ferozes predadores marsupiais que possuíam o tamanho de leões africanos. Um novo estudo revela que esses animais eram ótimos para subir em árvores, retiravam os oss

Da Redação

·
Um desenho de um leão marsupial, Thylacoleo carnifex. Fonte theguardian.com
Icone Camera Foto por Reprodução
Um desenho de um leão marsupial, Thylacoleo carnifex. Fonte theguardian.com
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.02.2016, 06:20:00 Editado em 27.04.2020, 19:52:56
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quando os humanos chegaram à Austrália, há cerca de 50 mil anos, eles podem ter encontrado ferozes predadores marsupiais que possuíam o tamanho de leões africanos. Um novo estudo revela que esses animais eram ótimos para subir em árvores, retiravam os ossos da carne e criavam seus filhotes em cavernas.

continua após publicidade

O comportamento preciso do Thylacoleo carnifex, ou leão marsupial, tem sido motivo de discussão. Teorias haviam sugerido que ele era consumidor de ovos de crocodilo, carniceiro semelhante às hienas, ou um predador semelhante ao leopardo.

continua após publicidade

Uma caverna localizada no sudoeste da Austrália conhecida como Tight Entrance cave, a qual está cheia de ossos do leão marsupial e suas presas, além de marcas feitas por garras nas paredes, ajudou a decifrar os hábitos desse animal.

continua após publicidade

Gavin Prideaux e Samuel Arman, da Universidade Flinders em Adelaide, descobriram que as marcas feitas com garras estavam localizadas em porções mais íngremes da caverna, apesar desta possuir áreas com inclinação mais gradual. "Isso sugere que eles escalavam regularmente, com alto grau de agilidade," os pesquisadores escreveram em seu artigo para a revista científica  Scientific Reports.

continua após publicidade

As descobertas reforçam a hipótese de que eles escalavam árvores para caçar.

continua após publicidade

O estudo também sugeriu que eles removiam os ossos da carne. Os outros fósseis, os quais provavelmente eram as presas do leão marsupial, não exibiam marcas de dentes.

continua após publicidade

Examinando a distância entre as marcas nas paredes da caverna, os pesquisadores estimaram a idade dos animais que as fizeram. Eles descobriram que o local foi habitado por uma quantidade de leões filhotes superior à de adultos.

"Uma possibilidade seria que, durante certo tempo, a caverna foi ocupada por uma única mãe e sua ninhada," escreveram eles. Também é possível que várias mães criaram seus filhotes no local durante um mesmo período. Entretanto, os animais aparentavam passar menos tempo no lugar conforme cresciam.

"Essa é provavelmente a melhor evidência que poderíamos obter de que eles usavam cavernas como moradia," afirmou Archer.

Fonte: The Guardian, por Michael Slezak

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Conheça o leão marsupial, extinto predador australiano "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!