Um novo estudo feito por pesquisadores de Cornell analisou 18.000 tópicos do subreddit r/changemyview por um período de 2 anos e meio. O fórum é um lugar aberto: usuários postam suas opiniões em tópicos que variam de histórias em quadrinhos a discussões sobre a pena de morte, e convidam pessoas a convencerem-nos de que eles estão errados. Se o criador do tópico for persuadido, ele confere um "delta" (símbolo matemático da variação) para seu oponente, se isso não ocorrer, ele não faz nada.
Esse último detalhe é importante, uma vez que permitiu aos pesquisadores identificar e analisar os argumentos que conseguiram fazer com que as pessoas mudassem de ideia. Os autores da pesquisa acreditam que suas descobertas podem ser generalizadas para outras redes sociais. Então, se você que refutar o mais novo meme de conspiração do Facebook, ou argumentar com radicais, tente as técnicas a seguir:
Responda à declaração inicial o mais rapidamente possível, ao invés de deixar para o final.
Responda em grupos: será mais fácil persuadir a pessoa se outros apoiarem seu ponto de vista.
Tenha algumas trocas com seu oponente, mas nunca passe das três ou quatro. Até esse ponto, sua chance de persuadi-lo é muito alta, mas quando muitas ocorrem, ela decai.
Use evidências externas.
Não cite a pessoa com quem você está argumentando. Elas interpretarão que você está tentando encontrar pequenos erros em suas palavras, e com isso não mudarão de opinião.
Use uma linguagem calma e polida.
Escreva uma resposta longa quando tentar mudar a opinião de uma pessoa. Uma linha não fará o serviço.
Por último, mas não menos importante, tente basear seus argumentos em fatores para os quais seu oponente não havia dado atenção. Por exemplo: Se seu tio postar que irá votar no candidato X porque ele irá melhorar a economia, você deve argumentar que ele não deve fazer isso, pois o candidato X se opõe ao casamento gay. Os pesquisadores descobriram que os argumentos com conteúdo diferente do originalmente postado possuem chances maiores de persuadir o oponente.
Fonte: TheSpec.com, por Caitlin Dewey
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