Mais lidas
Cotidiano

Físicos quebram recorde de relógio mais preciso já construído

.

O novo modelo de relógio atômico se baseia nos movimentos do átomo de Itérbio. Fonte: sciencealert.com
O novo modelo de relógio atômico se baseia nos movimentos do átomo de Itérbio. Fonte: sciencealert.com

Físicos alemães construíram o relógio mais preciso da Terra, o qual atingiu precisão sem precedentes através de tecnologia atômica.

O aparelho opera analisando a frequência de íons Itérbio conforme eles oscilam entre dois níveis de energia trilhões de vezes por segundo. Eles se encontram presos por uma "grade ótica" de raios laser que permite aos cientistas contar os "tiques" do Itérbio por segundo para cronometrar o tempo de uma maneira tão precisa que o relógio não se atrasará nem adiantará em bilhões de anos.

Até recentemente, nossos relógios mais precisos se baseavam em Césio - eram aparelhos que continham um pêndulo de átomos energizados por micro-ondas. Nossa unidade internacional para o tempo, o segundo, foi baseado neles.

De acordo com o relógio de Césio mais preciso do mundo, um segundo é o tempo necessário para que 9,192,631,770 ciclos da radiação produzida pela transição entre os dois níveis de energia do átomo de Césio 133. Os pesquisadores alemães responsáveis pela invenção do novo relógio acreditam que em breve essa definição será alterada para uma baseada em Itérbio.

Fonte: Science Alert, por Bec Crew

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber