MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

O que você precisa saber sobre ondas gravitacionais

Nesta quinta-feira(11), às 10:30 do fuso-horário americano, a Fundação Nacional de Ciência irá reunir cientistas de Caltech, MIT e da LIGO Scientific Collaboration em Washington para informar a comunidade científica a respeito dos resultados do Laser Inte

Da Redação

·
Ilustração artística do espaço-tempo sendo distorcido pela massa de uma galáxia. A teoria de Einstein previu tal distorção, bem como ondas gravitacionais que se propagariam pelo espaço. Fonte: news.discovery.com
Icone Camera Foto por Reprodução
Ilustração artística do espaço-tempo sendo distorcido pela massa de uma galáxia. A teoria de Einstein previu tal distorção, bem como ondas gravitacionais que se propagariam pelo espaço. Fonte: news.discovery.com
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.02.2016, 01:30:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nesta quinta-feira(11), às 10:30 do fuso-horário americano, a Fundação Nacional de Ciência irá reunir cientistas de Caltech, MIT e da LIGO Scientific Collaboration em Washington para informar a comunidade científica a respeito dos resultados do Laser Interferometer Gravitacional-wave Observatory (LIGO) relativos à detecção de ondas gravitacionais.

continua após publicidade

Em meio a rumores relacionados à descoberta das distorções espaço-temporais, espera-se que  a LIGO coloque um fim às especulações e anuncie a descoberta de ondas gravitacionais.

Mas por que isso é tão importante? E o que são "ondas gravitacionais"?

continua após publicidade

Ondas gravitacionais são, basicamente, distorções no espaço-tempo. Foram teorizadas por Albert Einstein há mais de 100 anos, e supostamente transportam energia gravitacional para longe de objetos compactos que se encontram em aceleração nos cosmos. Podemos imaginar ondas gravitacionais como ondulações na superfície de uma lagoa: jogue uma pedra na água e ondas recém-formadas se afastarão dela. Ondas gravitacionais são semelhantes; se dois buracos negros colidirem (por exemplo), ondulações espaço-temporais irão transportar energia para longe do local do impacto na velocidade da luz.

Já houveram observações indiretas da existência de ondas gravitacionais, mas não foi possível detectá-las diretamente, até agora.

Fonte: Discovery News, por Ian O'Nell 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "O que você precisa saber sobre ondas gravitacionais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!