Mais lidas
Cotidiano

Cavalos podem reconhecer expressões faciais, segundo nova pesquisa

.

Cavalos reconhecem emoções humanas baseados em expressões faciais, demonstrou uma nova pesquisa. Fonte: newsweek.com
Cavalos reconhecem emoções humanas baseados em expressões faciais, demonstrou uma nova pesquisa. Fonte: newsweek.com

Um novo estudo demonstrou que cavalos conseguem reconhecer e reagir a diferentes expressões humanas.

Na pesquisa publicada na revista científica Biology Letters, pesquisadores da Universidade de Sussex, Reino Unido, demonstraram que quando cavalos observam fotos de pessoas irritadas, seus batimentos cardíacos aumentam, e tendem a observar a imagem com seu olho esquerdo ao invés do direito.

Estudos antigos relacionam os batimentos cardíacos de cavalos com seus níveis de estresse. A segunda descoberta não é tão estranha quanto parece: vários mamíferos, incluindo os humanos, tende a usar o olho esquerdo desproporcionalmente quando observam um estímulo negativo.

"O uso preferencial do olho esquerdo em frente a uma situação ameaçadora é uma adaptação evolutiva. A informação recebida pelo olho esquerdo é processada no hemisfério direito do cérebro, o qual possui regiões especializadas em informações relativas ao perigo." Afirmaram Karen McComb e Amy Smith, principais autoras do estudo, em email ao Newsweek.

O que faz a descoberta ser ainda mais notável é o fato de que as cabeças dos cavalos possuem uma estrutura muito diferente das nossas, o que significa que eles devem basear seus julgamentos não apenas em outros cavalos. Eles especulam que outros animais devem possuir habilidades semelhantes.

"Os meios de comunicação entre as espécies são mais flexíveis do que pensávamos," escreveram os autores.

Fonte: Newsweek 

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber