MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Viagens e festas no feriado podem contribuir com surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti

Com a aproximação do feriado prolongado, as pessoas já começam a se deslocar para cidades por todo o Brasil. Junto com as viagens e as festas, vem também o acúmulo de lixo descartado inadequadamente. O que muita gente esquece é que esses resíduos podem se

Da Redação

·
Mosquito Aedes aegypti: risco à Saúde Pública - Foto: Reprodução
Icone Camera Foto por Google Imagens
Mosquito Aedes aegypti: risco à Saúde Pública - Foto: Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.02.2016, 09:43:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com a aproximação do feriado prolongado, as pessoas já começam a se deslocar para cidades por todo o Brasil. Junto com as viagens e as festas, vem também o acúmulo de lixo descartado inadequadamente. O que muita gente esquece é que esses resíduos podem se tornar criadouros para o Aedes aegypti, transmissor dos vírus da Dengue, Zika e Chikungunya.

Em 2015, só nos bairros de Pinheiros e Vila Madalena, em São Paulo, agentes de limpeza urbana recolheram mais de 78 toneladas de lixo nos primeiros dias do Carnaval, segundo a Prefeitura. Entre os detritos, estavam diversos materiais que propiciam o acúmulo de água parada e a formação de criadouros do mosquito, como copos e garrafas.   Outro fator que é agravado nesta época do ano é o aumento de turistas nos locais onde já existe maior incidência de casos envolvendo o vírus, o que pode gerar surtos ainda maiores.

“O trânsito de pessoas por regiões onde há mais casos, como o Zika no Nordeste e a Dengue no Sudeste, por exemplo, podem propagar essas doenças e levá-las para outras regiões”, explica o infectologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, José Ribamar Branco.   De acordo com o especialista, atualmente não existe alternativa melhor para prevenção dos três vírus que o combate ao mosquito que os transmite. “Não há um tratamento específico para essas doenças e, muitas vezes, os pacientes sequer apresentam sintomas bem definidos. A dengue já conta com uma vacina aprovada pela Anvisa e o diagnóstico precoce é importante, mas eliminar o mosquito é a forma mais eficaz de lutar contra a Dengue, a Zika e a Chikungunya. Para ajudar a localizar e exterminar os focos dessas doenças, as pessoas podem colaborar com o governo, que conta com o trabalho de agentes para combater os vírus”, ressalta.  

AJUDA MÉDICA - Para Branco, a população não deve se descuidar nem nos dias de folga e também não pode deixar de procurar um médico caso apareça algum sintoma, que são parecidos entre si “É fundamental procurar um médico e realizar o diagnóstico precoce para evitar as complicações que esses vírus podem acarretar”, recomenda.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Viagens e festas no feriado podem contribuir com surto de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!