Dezenas de aeroviários e aeronautas estão de braços cruzados para reivindicar melhorias para a categoria desde as 6h desta quarta-feira (3) no Aeroporto Internacional de Curitiba, localizado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. Entre os serviços afetados estão check-in e despacho de bagagens. A paralisação dos funcionários abrange comissários e pilotos e está prevista para encerrar por volta das 8h.
De acordo com a RPCTV, até as 6h40, sete voos estavam atrasados e três foram cancelados. A expectativa do Sindicato Nacional dos Aeroviários (SNA) é de que 70% dos trabalhadores participem do movimento grevista em todo o país.
Os trabalhadores pedem reajuste de 11%, para reposição da inflação de 2015. A última proposta das empresas do setor aéreo é de que o aumento seja parcelado em duas vezes - 5,5% em fevereiro e 5,5% em junho, sem abranger o pagamento do valor retroativo à data-base da categoria, que é em 1º de dezembro.
Paralisação nacional
A greve deve ocorrer nos aeroportos de Guarulhos (SP), Congonhas (SP), Viracopos, Brasília, Santos Dumont (RJ), Galeão (RJ), Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Florianópolis, Curitiba e Salvador.
A adesão deverá ser de aeroviários (agente de check-in, auxiliar de serviços gerais, mecânicos de aeronaves, agente de bagagem, operador de equipamentos) e aeronautas (pilotos, copilotos, comissários, mecânicos e engenheiros de voo). A expectativa é de que cerca de 300 voos sejam afetados.
Com informações da RPCTV e Agência Brasil
Deixe seu comentário sobre: "Comissários e pilotos fazem greve e exigem melhorias no aeroporto Afonso Pena"