Um planeta-embrião chamado Theia, o qual possuía tamanho semelhante ao de Marte, colidiu com a Terra há 4,5 bilhões de anos, quando nosso mundo tinha cerca de 100 milhões de anos.Já se sabia que Theia e Terra colidiram, mas a nova evidência encontrada pel

A Terra tinha 100 milhões de anos de idade quando a colisão ocorreu. Fonte: independent.co.uk
Publicado em 02.02.2016, 00:01:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:16

Já se sabia que Theia e Terra colidiram, mas a nova evidência encontrada pela equipe da UCLA demonstrou que o ocorrido não foi uma batida leve como se pensava, e sim uma violenta colisão.

A força do impacto fez com que Theia e a Terra Primitiva se unissem para formar um único planeta, enquanto um pedaço se soltou e entrou em órbita, dando origem à Lua.

Edward Young, principal autor do novo estudo e professor de geoquímica e cosmoquímica na UCLA, afirmou que Theia teria estava "crescendo" e teria se tornado um planeta caso a colisão não tivesse ocorrido.

Fonte: The Independent