MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Hidrovia Tietê-Paraná será reaberta após dois anos

A Hidrovia Tietê-Paraná, uma das principais vias de escoamento de grãos do País e que estava interditada há dois anos, será reaberta oficialmente nesta quarta-feira (27). A informação foi dada pelo presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegaçã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.01.2016, 23:34:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:25
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Hidrovia Tietê-Paraná, uma das principais vias de escoamento de grãos do País e que estava interditada há dois anos, será reaberta oficialmente nesta quarta-feira (27). A informação foi dada pelo presidente da Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega), Raimundo Holanda Cavalcante. A solenidade de reabertura da hidrovia está marcada para as 11h, na usina hidrelétrica Nova Avanhandava, município de Buritama (SP).

continua após publicidade

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que a manutenção da hidrovia aberta durante todo o ano ainda depende do regime de chuvas até abril. Em nota, o Dnit informou que, “caso se mantenham os volumes atuais de chuva, os reservatórios devem se recuperar”. Segundo o órgão, o Operador Nacional do Sistema (ONS) ainda está fazendo estudos e projeções. Para Cavalcante, no entanto, a Agência Nacional de Águas (ANA) foi a responsável pela paralisação da hidrovia, ao priorizar o uso da água do reservatório Três Irmãos para a geração de energia elétrica. 

A decisão, na avaliação dele, levou à redução do calado (profundidade necessária para a navegação segura) do reservatório e à posterior suspensão das atividades na hidrovia. “Até então, se analisarmos o histórico da hidrovia nos últimos 30 anos, nunca houve problema algum”, declarou Cavalcante. A Fenavega terá uma reunião nesta terça-feira (26) com representantes da ANA para discutir sobre os novos projetos de geração de energia no País. “Vamos pedir que, ao conceder outorga a novos consórcios, a ANA garanta um nível de água que não comprometa as atividades da hidrovia e que se cumpra a lei de uso múltiplo das águas”, declarou o presidente da Fenavega. Em razão do feriado do aniversário da cidade de São Paulo, não foi possível consultar um porta-voz do Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo.

continua após publicidade

FONTE- pr.ricmais.com.br

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Hidrovia Tietê-Paraná será reaberta após dois anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!