MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Servidores são treinados para multiplicar informações sobre o aedes aegypti em Curitiba

Agentes comunitários de saúde e gestores de distritos sanitários e unidades básicas de Curitiba participaram nesta semana de uma capacitação sobre o controle do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.A intenção da Secretaria Mun

Da Redação

·
O trabalho deve garantir que a população esteja bem informada e atuante no controle - Foto: Prefeitura de Curitiba
Icone Camera Foto por Reprodução
O trabalho deve garantir que a população esteja bem informada e atuante no controle - Foto: Prefeitura de Curitiba
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.01.2016, 13:54:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Agentes comunitários de saúde e gestores de distritos sanitários e unidades básicas de Curitiba participaram nesta semana de uma capacitação sobre o controle do aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

continua após publicidade

A intenção da Secretaria Municipal de Saúde é transformar essas pessoas em multiplicadores de informação para que o serviço à população seja prestado em todos os bairros da cidade.

De acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Juliana Martins, o curso teve como objetivo esclarecer dúvidas e capacitar as pessoas para que elas repassem, de forma assertiva, as informações necessárias sobre o combate ao mosquito. “Dessa forma, conseguimos estabelecer um diálogo mais direto e efetivo com quem precisamos atingir, pois existe uma demanda enorme de igrejas, escolas e empresas que precisam de mais informações didáticas. Assim, nossos agentes também estarão mais preparados para atender as zonas de risco”, afirma.

continua após publicidade

VARREDURA - Nesta semana, a secretaria municipal deu início a uma varredura no entorno das unidades de pronto-atendimento (UPA) de Curitiba. Como os equipamentos devem ser os mais procurados por pessoas com suspeita de dengue, zika ou chikungunya, uma área com raio de 300 metros a partir das unidades será monitorada com mais frequência para eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito.

“Não podemos permitir que pessoas doentes sejam picadas por estes mosquitos. Esse cuidado deve ser mantido inclusive no entorno das casas desses pacientes para não aumentarmos o risco de transmissão para outras pessoas. Com isso, contamos com o apoio de toda a população”, afirma o secretário municipal da saúde, César Monte Serrat Titton.

ATENÇÃO CONSTANTE - Conforme com a bióloga da Secretaria Tatiana Fioroti Robaina, a atenção dos agentes de saúde no atendimento dentro das unidades e a varredura das equipes de combate ao mosquito devem ser constantes. O trabalho deve garantir que a população esteja bem informada e atuante no controle do aedes aegypti. “Precisamos garantir que estamos todos falando a mesma língua, pois a dengue é uma questão de política pública. O carnaval está quase aí e é uma época em que muitas pessoas viajarão para áreas de risco e com maior incidência de casos”, pontua.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Servidores são treinados para multiplicar informações sobre o aedes aegypti em Curitiba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!