MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Vigilância Sanitária fica em alerta após aumento de casos de intoxicação por chumbinho 

A Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), está em alerta após o aumento de casos de intoxicação por chumbinho em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. A situação foi relatada pelo vice-prefeito da cidade, Tonhão

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.01.2016, 01:53:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa), está em alerta após o aumento de casos de intoxicação por chumbinho em Almirante Tamandaré, na região metropolitana de Curitiba. A situação foi relatada pelo vice-prefeito da cidade, Tonhão da Saúde, durante o Jornal da Banda B desta quinta-feira (7).

continua após publicidade

Segundo ele, no final de dezembro do ano passado, foram registradas diversas ocorrências de envenenamento no município. “Graças a Deus, as vítimas estão estabilizadas na Unidade de Pronto Atendimento 24 horas, enquanto as mais graves foram deslocadas para hospitais de alta complexidade na capital. Felizmente, não tivemos nenhum óbito até o momento”, disse ele em entrevista ao radialista Geovane Barreiro,

De acordo com a engenheira agrônoma Marli Sallete Zandona, da Vigilância de Produtos da Sesa, fiscalizações em 236 cidades do estado resultaram na notificação de 75 estabelecimentos e na apreensão de 3.288 frascos de 100 ml de substâncias ilegais. O chumbinho, que é composto por venenos agrícolas desviados do campo para serem usados como raticidas, é um dos mais preocupantes.

continua após publicidade

“Esse é um produto proibido no Paraná desde 2006 e, nacionalmente, desde 2012. Além da forma granulada, mais conhecida popularmente, existe também a líquida. Geralmente, não há nenhuma informação na embalagem, só o nome e o preço, o que dificulta ainda mais o atendimento médico em caso de intoxicação”, explicou a engenheira. Orientações Para evitar qualquer tipo de problema, Marli Zandona orienta o consumidor a comprar apenas produtos que são registrados na Anvisa. “Além disso, é importante manter os quintais sempre limpos, sem restos de alimentos, e denunciar os comerciantes que vendem substâncias ilegais”, concluiu ela. Em caso de envenenamento, a vítima deve ser levada ao hospital o mais rápido possível com o frasco do produto. O telefone para denúncias é o 0800-644-4414.

FONTE- bandab.com.br

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Vigilância Sanitária fica em alerta após aumento de casos de intoxicação por chumbinho "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!