MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

Tradição da Folia de Reis se mantém viva na região Norte do Paraná

As Companhias de Reis de Ivaiporã e da região do Vale do Ivaí (Norte do Paraná) estão preparadas para o Dia de Santo Reis. O ciclo das festividades iniciado no Natal e encerrado no dia 6 reproduz a viagem feita pelos reis Belchior, Baltazar e Gaspar até B

Da Redação

·
Foliões chegam nas casas para celebrar nascimento de Cristo | Foto: Ivan Maldonado
Icone Camera Foto por Reprodução
Foliões chegam nas casas para celebrar nascimento de Cristo | Foto: Ivan Maldonado
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.01.2016, 08:56:00 Editado em 27.04.2020, 19:53:53
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As Companhias de Reis de Ivaiporã e da região do Vale do Ivaí (Norte do Paraná) estão preparadas para o Dia de Santo Reis. O ciclo das festividades iniciado no Natal e encerrado no dia 6 reproduz a viagem feita pelos reis Belchior, Baltazar e Gaspar até Belém, para comemorar o nascimento de Jesus. Participam das festividades músicos de violas, violões, cavaquinhos, pandeiros, e integrantes dos reisados que fazem encenações e cantorias.

Em Ivaiporã, a Festa do Santos Reis faz parte do calendário oficial da cidade e vem sendo realizada tradicionalmente desde 1959 pela Companhia de Reis Ireno Custódio Teixeira. O encerramento da caminhada será a partir das 16 horas, na capela da Diaconia Santos Reis, no Jardim Belo Horizonte.

A presidente da companhia Helena Aparecida Teixeira Boscardim relata que uma das características do reisado em Ivaiporã é a grande participação de diversas famílias do Paraná e também de outros estados. O grupo é formado por cerca de 80 foliões de Ivaiporã e das cidades de Barueri, Sumaré, São Paulo, Apucarana, Londrina, Curitiba, Borrazópolis, Jandaia do Sul, Manoel Ribas e São Pedro do Ivaí. Para Helena, a Festa de Santos Reis tem o intuito de seguir o exemplo dos Reis Magos.

exemplo dos reis magos“É um momento de evangelização que tem com tema principal o exemplo dos Reis Magos que fizeram uma longa caminhada para adorar o Deus Menino”. Ela explica ainda que a festa é também um momento de agradecimento para os fiéis. “Temos recebidos muitas graças. Minha sobrinha neta, por exemplo, foi diagnostica ainda na gestação no ano passado com problemas em uma veia no coração e na cabeça. Como os pais são devotos, foi pedido muito e o milagre aconteceu. Ela nasceu no último dia 21 com a saúde perfeita”, completa Helena.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "Tradição da Folia de Reis se mantém viva na região Norte do Paraná"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!