MAIS LIDAS
VER TODOS

Cotidiano

4ª dose: governos começam a liberar reforço para menores de 40 anos

Estados e prefeituras começam a liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com menos de 40 anos, em meio à alta de casos e mortes pelo novo coronavírus.O reforço do imunizante é liberado para quem tomou a terceira injeção há

(via Agência Estado)

·
Escrito por (via Agência Estado)
Publicado em 04.07.2022, 11:41:00 Editado em 04.07.2022, 11:47:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Estados e prefeituras começam a liberar a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas com menos de 40 anos, em meio à alta de casos e mortes pelo novo coronavírus.

continua após publicidade

O reforço do imunizante é liberado para quem tomou a terceira injeção há pelo menos quatro meses. O Ministério da Saúde libera a aplicação da quarta dose para quem tem 40 anos ou mais, mas ainda não deu sinal verde para o público mais novo, a não ser em alguns casos, como os de imunossuprimidos e profissionais de saúde.

O Distrito Federal anunciou na última quinta-feira, 30, o início da aplicação da segunda dose de reforço para a população com mais de 35 anos a partir de 1º de julho. Já a prefeitura de Manaus autorizou na sexta-feira, 1º, a vacinação a 4ª dose para pessoas a partir dos 18 anos de idade. Aracaju também já vacina a população com mais de 35 anos, enquanto em Vitória, pessoas acima de 30 anos já são elegíveis para receber a dose de reforço.

continua após publicidade

Na cidade de São Paulo, a vacinação está disponível apenas para pessoas com mais de 40 anos, mas em Botucatu, a partir desta segunda-feira, a população com 29 ou mais, já pode receber a dose. Desde o ano passado, a cidade do interior paulista tem seguido um calendário mais adiantado do que os demais municípios do Estado por ter participado de um experimento de imunização em massa com a vacina Oxford/AstraZeneca. Para se vacinar, é preciso apresentar documento de identidade com foto e o cartão de vacinação.

O Ministério da Saúde não indica a aplicação do reforço do imunizante contra covid em pessoas que apresentem sintomas de síndromes respiratórias. "Idealmente a vacinação deve ser adiada até a recuperação clínica total, e pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas", recomenda a pasta.

A aplicação de doses de reforço é uma resposta aos estudos que demonstram que, ao longo do tempo, os níveis de anticorpos neutralizantes gerados pelas vacinas caem, sobretudo entre os idosos. Nos últimos dias, a média móvel de mortes pela covid-19 no Brasil ficou acima de 200 vítimas diárias, segundo dados das secretarias estaduais de saúde reunidos pelo consórcio de imprensa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Cotidiano

    Deixe seu comentário sobre: "4ª dose: governos começam a liberar reforço para menores de 40 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!