3,3 milhões com síndrome gripal procuraram estabelecimento de saúde, diz IBGE - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Cotidiano

3,3 milhões com síndrome gripal procuraram estabelecimento de saúde, diz IBGE

Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Cerca de 3,3 milhões de pessoas, ou 23,7% das que apresentaram algum sintoma do covid-19, procuraram estabelecimento de saúde em busca de atendimento na semana de 12 a 18 de julho (postos de saúde, equipe de saúde da família, UPA, Pronto Socorro ou Hospital do SUS ou, ainda, ambulatório/consultório, pronto socorro ou hospital privado), informou a Pnad Covid19, elaborada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 85% desses atendimentos foram feitos na rede pública de saúde.

O número de pessoas que procuraram atendimento ficou estável em relação à semana anterior (3,0 milhões ou 21,5%) e teve queda em números absolutos (mas aumento em termos porcentuais) frente à semana de 3 a 9 de maio (3,7 milhões ou 13,7%).

Na semana de 12 a 18 de julho, a Pnad Covid19 estimou que 13,8 milhões de pessoas (ou 6,5% da população do País) apresentavam pelo menos um dos 12 sintomas associados à síndrome gripal (febre, tosse, dor de garganta, dificuldade para respirar, dor de cabeça, dor no peito, náusea, nariz entupido ou escorrendo, fadiga, dor nos olhos, perda de olfato ou paladar e dor muscular) que são investigados pela pesquisa.

Esse contingente também ficou estatisticamente estável frente à semana anterior (13,9 milhões ou 6,6% da população) e caiu em relação à de 3 a 9 de maio (26,8 milhões ou 12,7%).

Segundo a Pnad Covid19, entre 12 e 18 de julho, 302 mil pessoas (9,3% daquelas que apresentaram sintomas) que tiveram sintomas de síndrome gripal procuraram atendimento em ambulatório ou consultório privado ou ligado às forças armadas. Essa proporção representa estabilidade tanto na comparação com a semana anterior (315 mil ou 10,6%), quanto em relação à primeira semana de maio (320 mil ou 8,7%).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "3,3 milhões com síndrome gripal procuraram estabelecimento de saúde, diz IBGE"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.