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    Receita regulariza 13,6 mi de CPF para acesso a auxílio emergencial

    Receita regulariza 13,6 mi de CPF para acesso a auxílio emergencial
    Foto por Reprodução
    Escrito por Agência Brasil
    Publicado em 17.04.2020, 16:41:00 Editado em 17.04.2020, 16:41:57
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    Cerca de 13,6 milhões de contribuintes que estavam com o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) em situação irregular poderão requerer o auxílio emergencial de R$ 600 (R$ 1,2 mil para mães solteiras) a partir de segunda-feira (20). Um mutirão da Receita Federal e do Ministério da Cidadania levou à regularização dos documentos desse contingente.

    Esses 13,6 milhões de CPF estão sendo processados pela Dataprev, empresa estatal de tecnologia, e poderão ser acessados na próxima segunda, assim que for liberada uma atualização do aplicativo Caixa Auxílio Emergencial, em versões para os dispositivos móveis dos sistemas Android e iOS.

    A regularização do CPF é uma medida exigida pelo governo para que o cidadão receba o auxílio emergencial criado para amenizar a crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. Apesar de decião do juiz federal Ilan Presser, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, suspendendo esta semana a exigência, a receita não tomou medidas com relação à decisão judicial. 

    Pedidos

    Segundo a Receita Federal, 19 milhões de pessoas que pediram a regularização do CPF foram atendidas desde 17 de março. A maior parte dos atendimentos ocorreu por canais eletrônicos que dispensam a necessidade de aglomerações em unidades do Fisco: internet, e-mail, chat eletrônico e telefone.

    O maior número de pendências, informou a Receita, dizia respeito a cidadãos que não votaram nos últimos anos. Apenas nessa área, o Fisco regularizou mais de 12 milhões de CPF.

    Os pedidos de inscrição e de regularização do CPF podem ser feitos no site da Receita Federal. O contribuinte pode alterar dados no formulário “Alteração de Dados Cadastrais no CPF” ou entrar no chat da Receita, onde conversará com um atendente.

    Caso não seja possível fazer o processo pelo site, o contribuinte pode enviar um e-mail a uma unidade da região fiscal onde mora. A lista está disponível na página da Receita na internet. Segundo o órgão, os e-mails serão respondidos em até 48 horas.

    Jurisdição por estado e respectivos e-mails corporativos:

    1ª Região Fiscal (DF, GO, MT, MS e TO) - atendimentorfb.01@rfb.gov.br

    2ª Região Fiscal (AC, AM, AP, PA, RO e RR) - atendimentorfb.02@rfb.gov.br

    3ª Região Fiscal (CE, MA e PI) - atendimentorfb.03@rfb.gov.br

    4ª Região Fiscal (AL, PB, PE e RN) - atendimentorfb.04@rfb.gov.br

    5ª Região Fiscal (BA e SE) - atendimentorfb.05@rfb.gov.br

    6ª Região Fiscal (MG) - atendimentorfb.06@rfb.gov.br

    7ª Região Fiscal (ES e RJ) - atendimentorfb.07@rfb.gov.br

    8ª Região Fiscal (SP) - atendimentorfb.08@rfb.gov.br

    9ª Região Fiscal (PR e SC) - atendimentorfb.09@rfb.gov.br

    10ª Região Fiscal (RS) - atendimentorfb.10@rfb.gov.br

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