Justiça autoriza reabertura de bancos em Curitiba, mas limita presença de clientes - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Coronavírus

Justiça autoriza reabertura de bancos em Curitiba, mas limita presença de clientes

Foto por
Escrito por da redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Justiça do Trabalho autorizou, nesta sexta-feira (27), a reabertura dos bancos de Curitiba e região metropolitana. A decisão da desembargadora Ilse Marcelina Bernardi Lora cassa liminar que havia sido obtida pelo Sindicato dos Bancários, com base em decreto do governador Ratinho Junior, que não incluía a atividade como essencial durante a pandemia de coronavírus.

Para a desembargadora, há interesses igualmente relevantes em conflito. “De um lado, a proteção à saúde dos trabalhadores e da população em geral, e, de outro, a necessidade de se manterem em funcionamento as atividades essenciais à própria vida humana”, justifica.

Com isso, a Justiça concedeu algumas limitações para a atividade em Curitiba:

1) afastamento dos empregados do grupo de risco;

2) a limitação do trabalho presencial a 30% do contingente de cada agência, em sistema de rodízio, permitindo-se ao excedente o teletrabalho; para apuração do percentual indicado, considere-se o total de empregados de cada agência, e não apenas os habilitados ao trabalho;

3) disponibilização de luvas e álcool gel;

4) limitação da presença simultânea no interior de cada agência a no máximo três clientes, com observância do distanciamento social.

A ação foi feita pelo Banco Bradesco, mas também vale para os demais envolvidos: Banco do Brasil, Itaú, Banrisul, Safra, Santander e Caixa Econômica Federal.

Entre os principais argumentos do Bradesco para o recurso foi o pagamento de salário a aposentados e pensionistas do INSS: “Sustenta que há necessidade de atendimento presencial para diversos serviços essenciais à população, a exemplo do pagamento do salário de milhões de trabalhadores em geral e aposentados e pensionistas do INSS”.

(Banda B)


Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Justiça autoriza reabertura de bancos em Curitiba, mas limita presença de clientes"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.

Mais Notícias