Tribuna do Norte Online
Saiba Agora
Últimas notícias
    Você está em

    Coronavírus

    Secretário da Saúde diz que pode contratar até 600 leitos de UTI se for necessário

  • (Arquivo TN)
    Foto por
    Escrito por Da redação
    Publicado em 25/03/2020 Editado em 25/03/2020

    Caso seja necessário no combate ao coronavírus, o secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, afirmou que o estado pode contratar até 600 novos leitos de unidade de terapia intensiva (UTI). 

    O secretário apresentou detalhes do plano de contingência da covid-19 no estado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), na terça-feira (24), quando anunciou que o estado tinha 70 casos confirmados da doença.

    A estimativa do Ministério da Saúde é que cerca de 10 mil pessoas sejam contaminadas com o vírus no Paraná, mas o secretário afirmou que o estado tem planos para um cenário mais grave, de até 30 mil casos no estado. 

    Segundo Beto Preto, o plano de contingência atualmente prevê três cenários:

    *contratação de 200 novos leitos de UTIs e 300 leitos de enfermaria, caso a evolução do contágio aconteça conforme o previsto pelo Ministério da Saúde;

    *contratação de 350 leitos de UTI e outros 500 leitos de enfermaria, em um cenário intermediário; 

    *contratação de 600 leitos de UTI, em um cenário extremo.

    Inicialmente, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) havia informado que previa a contratação de 300 leitos de UTI. De acordo com a Sesa, estes números podem ser revistos, de acordo com o avanço da covid-19 no estado. Beto Preto disse que os leitos contratados podem ficar à disposição do Estado em até 45 dias. 

    Segundo informações da secretária, atualmente existem cerca de 4 mil leitos à disposição em 61 hospitais no Paraná - nenhum deles sendo usado no momento para casos suspeitos de coronavírus.

    De acordo com a secretaria, uma pessoa com coronavírus está em UTI, mas internada pela rede privada. Segundo Beto Preto, os registros de internações de pacientes com coronavírus variam de 14 a 21 dias.

    Com informações G1 Paraná. 

    Jornal da Tribuna desta quinta-feira

    Jornal da Tribuna desta quinta-feira

    TNTV

    Jornal da Tribuna desta quinta-feira

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!

    Deixe seu comentário sobre: "Secretário da Saúde diz que pode contratar até 600 leitos de UTI se for necessário"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

    Principais matérias