Mais lidas

    Coronavírus

    Coronavírus

    Apucarana suspende revisão do Plano Diretor

    (Edson Denobi)
    Foto por Reprodução
    Escrito por Da redação
    Publicado em 23.03.2020, 17:35:00 Editado em 23.03.2020, 17:39:39
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Por força da pandemia de coronavírus, a Prefeitura de Apucarana regulamentou nesta segunda-feira (23) a suspensão dos trabalhos de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento. Iniciados em março do ano passado, as ações estão na quarta fase, que trata de legislação e planos de ações e, como as demais etapas, demandam reuniões com a população. 

    “Diante deste momento, onde não devem existir aglomerações, seguimos todos os trâmites legais no sentido de suspender o processo até que o retorno seja possível com plena participação popular”, esclarece o prefeito Júnior da Femac.

    A medida foi discutida e aprovada em conjunto entre a Secretaria de Obras e a empresa DRZ Gestão de Cidades, que venceu a licitação e vem conduzindo tecnicamente a revisão em parceria com o Município. Um aditivo de prazo ao contrato foi firmado até o dia 30 de outubro e será publicado em Diário Oficial. 

    A previsão de conclusão da revisão do Plano Diretor era para o dia 30 de abril, onde estavam previstas mais duas audiências públicas, nos dias 16 de abril e 23 de abril, além de uma conferência dia 28 de abril para apresentação do plano diretor pronto para a comunidade.

    O documento de revisão do Plano Diretor reúne mais 300 propostas, que foram elaboradas a partir de oficinas comunitárias com a participação da população, técnicas e de capacitação. Algumas das propostas contemplam a simplificação do zoneamento, a conclusão e implementação do Plano de Arborização, a rediscussão do contrato de concessão de serviços água e esgoto com a Sanepar.

    O prefeito Junior da Femac destaca a importância do Plano Diretor dentro do planejamento futuro da cidade, norteando empreendimentos e o desenvolvimento do município. “É um compromisso da prefeitura garantir plena participação popular, o que neste momento não é possível”, reforça, lembrando que as alterações que serão feitas nesta revisão terão validade de 10 anos, podendo ser atualizadas somente após cinco anos. 

    O Plano Diretor consiste num conjunto de leis que contemplam o desenvolvimento, zoneamento e perímetro urbano, uso e ocupação do Solo, edificações e sistema viário, além do código de posturas. Atualmente encontra-se em vigor uma versão parcialmente atualizada do plano diretor de 2008, que passou por alguns ajustes no ano de 2015.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Coronavírus

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana suspende revisão do Plano Diretor"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.