Entretenimento

Dinossauros eram maiores que o estimado

.

 Estudo indica que as camadas cartilaginosas podem ter acrescido até 30 cm no tamanho dos dinossauros
Estudo indica que as camadas cartilaginosas podem ter acrescido até 30 cm no tamanho dos dinossauros

Os dinossauros eram claramente maiores do que o estimado até o momento, revelam paleontólogos americanos baseados na descoberta de que esses animais tinham grossas cartilagens.

 

Segundo trabalhos publicados nesta quinta-feira (30), as camadas cartilaginosas podem ter acrescido até 30 cm no tamanho dos dinossauros, alterando sua postura e velocidade de deslocamento.

 

Casey Holliday, professor de anatomia da Faculdade de Medicina da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos, e principal autor dos trabalhos publicados na revista PLoS ONE, da Biblioteca Pública de Ciência, comentou o estudo.

 

- Nossa investigação com os membros mais próximos dos dinossauros, os crocodilos e as avestruzes, mostra que eram maiores do que se pensava. A extremidade dos ossos longos de muitos dinossauros, como o fêmur e a tíbia, era arredondada e rugosa

.

Por isso, espessas cartilagens formavam essas estruturas e a articulação, aumentando o tamanho de alguns desses animais.

 

- Esse estudo joga uma nova luz sobre o mecanismo pelo qual répteis e mamíferos, como os humanos, têm articulações com volumes tão diversos em matéria óssea e cartilaginosa.

 

Os pesquisadores compararam articulações de avestruzes e crocodilos com membros fossilizados de diferentes dinossauros, incluindo o Tiranossauro Rex, o alossauro, o braquiossauro e o tricerátops.

 

Segundo Casey Holliday, numerosos dinossauros terópodes, como os tiranossauros, eram ligeiramente maiores que o estimado, mas os saurópodes, como o tricerátops e o braquiossauro, poderiam ser até 10% maiores.

Copyright AFP - Todos os direitos de reprodução e representação reservados