MAIS LIDAS
VER TODOS

Covid-19

Vigilância Sanitária reforça fiscalização nos mercados

Vigilância Sanitária reforça fiscalização nos mercados e descumprimento acarretará em multa

Da Redação

·
Vigilância Sanitária reforça fiscalização nos mercados
Icone Camera Foto por Prefeitura de Arapongas
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.07.2020, 15:48:21 Editado em 07.07.2020, 15:47:49
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mantendo o foco no combate à disseminação do coronavírus (Covid-19) em Arapongas, a Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, vai intensificar a fiscalização nos mercados e supermercados. As ações estão previstas para o decorrer desta semana.

continua após publicidade

De acordo com coordenador do departamento, Ernesto Simões de Melo, alguns desses estabelecimentos não têm cumprido as medidas de saúde recomendadas nos decretos municipais para os atendimentos ao público.

“Temos recebido denúncias de que alguns mercados não vêm colocando em prática a disponibilização de álcool em gel (70%) nas entradas ou guichês, medição de temperatura corporal, controle para evitar aglomeração de pessoas, além do fluxo de membros da mesma família em um mesmo estabelecimento. Situações que não devem ocorrer e que colocam em risco a saúde pública no município”, argumenta.

continua após publicidade

Desde o retorno gradual das atividades comerciais, com restrições, conforme estabelecido no decreto (Nº 208/20, de 10 de abril de 2020), equipes da Saúde têm realizado ações de fiscalização. Em uma primeira etapa, as vistorias nos locais com atendimento ao público foram de caráter de orientação sobre as normas contidas nos decretos. Já nesta fase, havendo o descumprimento das medidas estabelecidas, são aplicados termos de infração passíveis de processos administrativos - o que pode acarretar em multa ou interdição do estabelecimento que descumprir as recomendações.

Para o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, é fundamental que toda a população esteja ciente e atenta às questões sanitárias em meio à pandemia. “É importantíssimo que os consumidores e também os comerciantes estejam atentos e que coloquem em prática as recomendações tantas vezes já mencionadas. Queremos manter com cautela e todo o cuidado as atividades do comércio no município, porém, todos devem fazer o dever de casa. Não podemos minimizar a pandemia. O vírus tem circulado e acometido muitas pessoas. Por isso, contamos com a colaboração de todos”, diz.

Campanha – A Prefeitura Municipal tem divulgado ao longo das últimas semanas panfletos com um recado simples e direto: “Se fechar de novo, a culpa é sua!” – que chama a atenção para que todos atendam as recomendações de saúde. No último dia 25, o prefeito Sérgio Onofre e o secretário Paludetto Júnior estiveram reunidos com um grupo de supermercadistas enfatizando as medidas que o município está adotando para endurecer a luta contra o coronavírus (Covid-19). Onofre reafirma que o município não quer voltar a fechar indústrias e comércio, contudo, todas as medidas devem ser colocadas em prática. “É necessário que todos cumpram com as determinações”, reafirma o prefeito.

Para denúncias sobre os estabelecimentos que descumprirem os decretos municipais ( nº 170/20, 173/20 e Nº 190/20), a população deve ligar através dos telefones 153, 3902-1010, 0800-645-9060 ou 9 9180-0073. Dúvidas sobre o coronavírus: 3902-1238/ 3902-1303/ 3902-1098 – atendimentos das 7h às 19h (de segunda a sexta-feira). Aos sábados e domingos, ligue 9 9180- 3805 ou 9 9170- 7097.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Vigilância Sanitária reforça fiscalização nos mercados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!