MAIS LIDAS
VER TODOS

Novembro Azul

UBS’s de Arapongas realizam ações voltadas para a saúde do homem

Com o objetivo central de conscientizar a população masculina sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul acontece em Arapongas. Com isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) reforçam o chamado para que os home

Da Redação

·
UBS’s de Arapongas realizam ações voltadas para a saúde do homem
Icone Camera Foto por Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.11.2020, 10:38:37 Editado em 10.11.2020, 10:38:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Com o objetivo central de conscientizar a população masculina sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul acontece em Arapongas. Com isso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) reforçam o chamado para que os homens busquem informações e atendimentos para uma maior qualidade de vida, através dos serviços que promovem proteção e prevenção.

continua após publicidade

Enfatizando a campanha, a UBS do Baroneza realizou ontem, 09, ações voltadas ao público masculino, entre elas, consultas médicas, testes rápidos e orientações. No dia 19, vai acontecer nova ação, das 19h às 21h. A UBS Padre Chico realiza ações especiais nos dias 12,17 e 26 de novembro, das 17h às 21h. Na UBS Araucária os atendimentos do novembro azul acontecem no dia 21, das 8h30 às 16h. Devido à pandemia da Covid-19, todos os atendimentos serão realizados com horário agendado.

O secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, reforça o chamado importante para os homens. “ Nossa rede de atenção à saúde se mantem durante todo o ano, contudo, em novembro reforçamos a atenção na saúde do homem. E pedimos para que esse público procure a Unidade de Saúde mais próxima. Como sabemos, os homens são mais relutantes quando o assunto é saúde, se comparado às mulheres. Nesse momento, a família deve se unir. O apoio é fundamental. Por isso, repetimos para que os homens se cuidem, e procurem qualidade de vida junto aos serviços em saúde”, reforça.

continua após publicidade

Além de consulta médica e orientações, algumas UBS’s realizam durante a campanha Novembro Azul testes rápidos (HIV, Sífilis e Hepatite B e C) e auriculoterapia.

Dados

Segundo o Ministério da Saúde, os homens de 20 a 59 anos, comparados com as mulheres da mesma fixa etária, apresentam maior morbimortalidade, principalmente por causas externas.

continua após publicidade

No Paraná, em 2018, os homens apresentaram dez vezes mais mortes por homicídios em relação às mulheres e quatro vezes mis em relação à acidentes. A mortalidade por causas externas na população jovem, sobretudo entre 20 e 29 anos, corresponde a 80% das causas de óbito.

Câncer - Sobre os casos de câncer, os tipos mais prevalentes no homem têm sido de estômago, esôfago e cólon, seguidos por neoplasia de pulmão e próstata.

Segundo estimativa do INCA, no triênio 2020-2022 deverão ocorrer no Paraná cerca de 3.560 novos casos por ano de câncer de próstata.

continua após publicidade

O Paraná registrou no ano passado 2.460 diagnósticos de câncer de próstata, com 929 óbitos; 83 diagnósticos de câncer de pênis com 21 mortes, e 1.013 casos de câncer de cavidade oral e 326 óbitos.

FONTE: Sesa

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "UBS’s de Arapongas realizam ações voltadas para a saúde do homem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!