Testes na rede privada só devem ser feitos 72 horas após sintomas - TNOnline
Mais lidas

    Arapongas

    Covid-19

    Testes na rede privada só devem ser feitos 72 horas após sintomas

    Foto por Reprodução
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 07.01.2021, 15:52:10 Editado em 07.01.2021, 15:52:30
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta quarta-feira, (06), uma orientação aos pacientes que buscam atendimentos para a realização de testes da Covid-19 na rede privada, em locais como farmácias, laboratórios ou nas próprias empresas onde trabalham.

    Conforme a orientação, é necessário que os pacientes realizem os exames respeitando a chamada janela de infecção, ou seja, submetendo-se aos testes somente no período de 72 horas completas a partir do início dos sintomas. 

    Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, fora desse prazo os resultados podem acarretar em falso negativo. “Temos detectado em nossos atendimentos que muitos dos pacientes estão fazendo os exames em rede privada e fora da janela de infecção, e com alguns sintomas, em laboratórios, farmácias ou ainda nas empresas.

    De acordo com as recomendações de indicações dos exames (RT-PCR e Antígeno viral), deve ser respeitado o período de 72h completas do início dos sintomas. Realizar o teste fora deste período poderá acarretar em teste falso negativo.

    Portanto, antes de realizar o exame, procure orientação médica em nossas unidades”, assinala o secretário. Com referência aos testes rápidos de anticorpos (IGG/IGM), ele fria que o tempo é ainda maior, conforme o fabricante, sendo que a realização deve ser no mínimo após o sétimo dia de início dos sintomas. Ainda conforme Paludetto, o município não tem medido esforços para o controle da Covid-19, possuindo quatro Prontos Atendimentos para pacientes adultos e um Pronto Atendimento Infantil – para atendimento exclusivo às crianças.

    Tais locais contam com todos os recursos necessários para o atendimento de pacientes suspeitos ou testados positivos para Covid-19.  “Além disso, mantemos permanentemente um centro de coletas de exames para diagnóstico precoce da doença.

    É preciso que todos estejam alinhados, para um combate e controle da doença, reduzindo a disseminação do vírus, bem como para um atendimento eficaz e essencial na linha de frente em combate ao coronavírus”, reforça. Para informações sobre a Covid-19, a população pode ligar para 3902-1266 e 3902-1217, das 07h às 19h.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Testes na rede privada só devem ser feitos 72 horas após sintomas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.