Testes antígenos para Covid-19 reforçam suporte para o setor da saúde - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Arapongas

Testes antígenos para Covid-19 reforçam suporte para o setor da saúde

Foto por
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

A Secretaria Municipal de Saúde recebeu no último dia 18 de agosto 2.500 testes antígenos para a detecção do coronavírus (Covid-19). Os novos testes têm como objetivo detectar o antígeno viral, sendo ele também coletado através do SWAB nasal. O resultado fica pronto dentro de 15 a 30 minutos. Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, os testes antígenos aumentam o suporte aos hospitais do município, como Santa Casa e Honpar, frente aos serviços de enfretamento da pandemia. 

“O objetivo destes testes é realização do diagnóstico precoce em pacientes do grupo de risco que apresentam sintomas ou pacientes que são encaminhados para o setor da Covid-19 do Honpar. Ao encaminhar os pacientes com sintomas respiratórios aos hospitais, conseguimos nortear o internamento no setor ou não da Covid-19. Como todo teste, o teste do antígeno deve ser realizado dentro do período de 3 a 7 dias de sintomas e deve ser associado com a história clínica e com exames de imagens. Quando utilizado dentro deste período e com os critérios mencionados, o teste apresenta-se como excelente exame, com valores de segurança próximos ao do teste padrão ouro, Rt-PCR”, explica o secretário. 

Paludetto Jr acrescenta ainda que após o início do uso do teste antígeno já foi possível direcionar quatro pacientes para outros setores do hospital. “Com isso, foi possível deixar de internar no setor Covid-19, diminuindo assim o internamento de pacientes, sem diagnósticos da doença, na ala específica para esses pacientes. Em uma pequena amostra já realizada na Honpar, em pacientes internados na ala Covid-19, os resultados comparados entre os testes rápidos para antígeno e rt-PCR foram similares”, afirma. 

A implementação do teste antígeno pelo município contou com a presença e o aval de médicos infectologistas do município, do Honpar, Samu, UPA 24 Horas, Vigilância Epidemiológica, além de diretores e enfermeiros da Santa Casa e Honpar.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Testes antígenos para Covid-19 reforçam suporte para o setor da saúde"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.