Arapongas

Termina impasse judicial sobre Contorno Norte de Arapongas

Prefeito anunciou durante evento a liberação da posse do terreno para a Viapar dar andamento às obras.

Da Redação · GoogleNews

Siga o TNOnline
no Google News

Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Termina impasse judicial sobre Contorno Norte de Arapongas

O prefeito de Arapongas Sergio Onofre anunciou durante evento de comemoração dos 13 anos da Guarda Municipal da cidade nesta quinta-feira (01), o fim do impasse judicial que prejudicava o andamento das obras do Contorno Norte de Arapongas

continua após publicidade

A obra tem um investimento total de R$ 130 milhões e é executada pela Concessionária Viapar - empresa que administra o trecho, respeitando o contrato de concessão da BR-369.

O impasse começou há cerca de 3 anos, quando o proprietário de cerca de 52% do terreno necessário para as obras não concordou com o valor oferecido pelo Estado pela desapropriação da área. Nos últimos 6 meses, o caso tramitou na justiça, e de acordo com Onofre, nesta data, a prefeitura foi notificada sobre a decisão favorável do juiz, que concedeu a posse das terras à Viapar para a continuação das obras.

continua após publicidade

"Toda a região ganha com a construção do Contorno, que é esperado há anos pela comunidade. As obras estão em andamento, mas esse impasse atrasou a obra em pelo menos um ano, já que nessa área que agora foi desapropriada, serão construídos 3 pontilhões. É um trabalho muito grande que envolve transposição de terra, e com parte do terreno sem liberação, limitava muito o trabalho da Viapar. Esperamos que com a decisão da justiça, a partir da próxima segunda-feira, as obras caminhem a todo vapor", considerou Sergio Onofre.

A OBRA

A construção do contorno começa no quilômetro 191 da BR-369, alguns metros ao norte do totem que demarca o Trópico de Capricórnio. A nova pista seguirá a leste da rodovia e voltará a se encontrar com a estrada principal nas proximidades do Pavilhão de Exposições de Arapongas, pouco antes da praça de pedágio do município. Serão 10,2 quilômetros de extensão. O projeto do contorno contempla também seis passagens de nível, pensadas para aumentar a segurança de motoristas e pedestres.