MAIS LIDAS
VER TODOS

ARAPONGAS

TCE aprova contas de 2017 a 2019 da Prefeitura de Arapongas

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) já aprovou as contas da Prefeitura de Arapongas referentes aos exercícios de 2017, 2018 e 2019 e todas sem ressalvas. Entre os itens analisados constam controle interno, avaliação da aplicação no Ensino Básico Funda

Da Redação

·
TCE aprova contas de 2017 a 2019 da Prefeitura de Arapongas
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.10.2020, 11:31:08 Editado em 06.10.2020, 12:08:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR) já aprovou as contas da Prefeitura de Arapongas referentes aos exercícios de 2017, 2018 e 2019 e todas sem ressalvas. Entre os itens analisados constam controle interno, avaliação da aplicação no Ensino Básico Fundamental e Saúde Básica, aspectos fiscais – Lei de Responsabilidade Fiscal, entre outros.

continua após publicidade

Os documentos frisam que o município esteve dentro do limite legal nas despesas com pessoal. No ano de 2019, por exemplo, nos índices com a educação foram aplicados 26,63%, onde a obrigatoriedade é de 25%. O índice da saúde atingiu 25,71%, com obrigatoriedade de 15%. A prestação de contas do município tem por finalidade reportar as demonstrações da execução orçamentária, financeira, patrimonial e de resultados relativos ao período abrangido pelo processo e verificar o atendimento dos aspectos legais a que estão sujeitos os atos de gestão (termos da Constituição Federal, art. 31, da Lei Complementar nº 113/2005 e do Regimento Interno – Resolução nº 01/2006 e atualizações).

O procurador do Município, Rafael Cita, ressalta que é raro uma prefeitura do porte da de Arapongas ter as suas contas aprovadas sem ressalvas. “Sempre há pelo menos algumas questões técnicas que resultam em uma ressalva ou outra. No caso de Arapongas, isso demonstra o extremo zelo com que todo o trabalho vem sendo realizado”, assinala o procurador.

continua após publicidade

Para o prefeito Sérgio Onofre, a aprovação das contas sem ressalvas, incluindo as contas do Instituto de Previdência de Previdência, Pensões e Aposentadorias dos Servidores de Arapongas (IPPASA), é um mérito que deve ser compartilhado com os secretários municipais, diretores e assessoria técnica. “Em todas as nossas reuniões, nós sempre advertimos para a necessidade de se levar isso com muita seriedade. Também é importante destacar aqui, especialmente, o empenho da Secretaria de Finanças e da Controladoria, que acompanham as relações de receita e despesa com muito rigor”, acrescenta o prefeito.

Para Sérgio Onofre, este também será o caminho das contas de 2020. “Nós vamos fechar o mandato com a folha de pagamento e demais compromissos em dia e seguindo o rigor previsto na lei para o encerramento do exercício”, conclui o prefeito.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "TCE aprova contas de 2017 a 2019 da Prefeitura de Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!