MAIS LIDAS
VER TODOS

EM NEGOCIAÇÃO

Setor Moveleiro: reajuste salarial deve ficar abaixo da expectativa

Reuniões para definir convenção da categoria iniciaram no mês de abril; próximo encontro será em 30 de maio

Da Redação

·
As reuniões começaram no mês de abril e seguem ao longo de maio
Icone Camera Foto por Arquivo/ TNOnline
As reuniões começaram no mês de abril e seguem ao longo de maio
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2023, 10:55:31 Editado em 16.05.2023, 10:55:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os sindicatos que representam o setor patronal e o dos trabalhadores da indústria do mobiliário de Arapongas seguem com as negociações para definir a convenção coletiva de 2023. As reuniões começaram no mês de abril e seguem ao longo de maio, ainda sem expectativas de acordo. Representantes do Sindicato da Indústria Moveleira de Arapongas (SIMA) apresentaram proposta de 3,83% de reajuste, enquanto o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Arapongas (STICMA) pede reajuste de 10%.

continua após publicidade

De acordo com o presidente do SIMA, José Lopes Aquino, a expectativa é que no próximo encontro, marcado para o dia 30 de maio, as duas partes possam acordar um meio termo entre as propostas já apresentadas. Antes disso, porém, os associados devem se reunir mais uma vez, para debater o tema.

- LEIA MAIS: II Circuito Paranaense do Mobiliário movimenta indústrias de Arapongas; relembre

continua após publicidade

“A decisão depende da deliberação dos nossos associados e devemos nos reunir novamente na próxima semana para discutir a proposta de reajustes e também a pauta social apresentada pelo sindicato dos trabalhadores. Acho difícil uma possibilidade de consenso, não há nenhum ânimo por parte dos empresários de chegar nesses 10%, haja vista a atual situação econômica e queda nas vendas. As empresas estão bastante arredias em relação a esses números”, disse Aquino.

O presidente do STICMA, Carlos Roberto da Cunha, reconhece que é um ano atípico por conta da inflação e das dificuldades enfrentadas pelo setor, mesmo assim, ele espera que durante as negociações, eles possam chegar a um número bom para ambas as partes.

“Ainda é cedo para dizer sobre algum número que se possa chegar em acordo. Acredito que nossa região deve seguir a tendência de outras negociações que já estão sendo fechadas no Paraná e São Paulo. No ano passado, fechamos o reajuste em 12%, neste ano nossas expectativas são mais baixas por conta do cenário econômico. Mesmo assim, temos a expectativa de conseguir chegar a uma negociação positiva, tanto para o índice de reajuste, quanto para as pautas sociais apresentadas”, disse o sindicalista.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Setor Moveleiro: reajuste salarial deve ficar abaixo da expectativa"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!