Mais lidas

    Arapongas

    Arapongas

    Saúde estende vacinação contra a Covid-19 aos trabalhadores de laboratórios e farmácias da linha de frente

    Saúde estende vacinação contra a Covid-19 aos trabalhadores de laboratórios e farmácias da linha de frente
    Foto por DIVULGAÇÃO
    Escrito por Da Redação
    Publicado em 01.02.2021, 16:09:45 Editado em 01.02.2021, 16:28:49
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

    Nesta segunda-feira, (1º), a Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas informou que a nova etapa da vacinação contra a Covid-19 vai se estender aos trabalhadores de Laboratórios e Farmácias envolvidos diretamente na coleta ambulatorial e processamento de testes, exames laboratoriais para a Covid-19. Neste momento, não serão vacinados os que atuam na área administrativa, caixa, atendentes, balconistas, recepcionas, segurança, entre outros.

    ESQUEMA - A vacinação será nos entre dos dias 01 a 03 de fevereiro – das 13h às 16h30h. No prédio anexo à Unidade Pronto Atendimento (UPA), na via lateral - Rua Atingau, Jardim Caravelle. O encerramento das ações será 30 minutos antes do fechamento do serviço, devido à necessidade de remanejamento de frascos multidoses.

    Com a necessidade do cumprimento rigoroso dos critérios de escalamento, torna-se necessário que tais trabalhadores de saúde compareçam, ao local de vacinação, de posse de declaração emitida por responsável técnico pelo laboratório ou farmácia, constando identificação do serviço, assinatura e carimbo, de forma a indicar o nome do trabalhador, função e atribuição, e se responsabilizar pela indicação do funcionário a ser contemplado com a vacina contra a Covid-19. Além da declaração, é necessário apresentar documentos de identidade, CPF, cartão SUS e carteira de vacinação. Não será necessário agendar. Também é imprescindível o preenchimento do questionário do Google Forms online, previamente disponibilizado.

    CONTRAINDICAÇÕES - Menores de 18 anos; apresentar febre ou sintomas gripais; doença aguda ou início agudo de doenças crônicas; positivados para covid-19, nos últimos 30 dias, e se assintomático, a partir do primeiro exame positivo; vacinados (qualquer), nos últimos 14 dias; reação anafilática confirmada a 1ª dose.

    O secretário, Moacir Paludetto Jr, explica que a vacinação dos trabalhadores da Saúde do município foi subdividida em 10 etapas - a serem executadas sob ordem operacional e cronológica. “ Como já divulgado, temos vacinado os profissionais da saúde por etapas. Estamos levando vários aspectos em consideração, sobretudo, o Plano Nacional e Estadual de Imunização, quantidade disponível de doses, escalonamento para vacinação, diversos mecanismos de controle e fiscalização das vacinas, entre outros”, reforça.

    DADOS – Em última atualização, Arapongas já havia imunizado 1.585 pessoas contra a Covid-19. Até agora, com 1.471 profissionais da Saúde (da linha de frente Covid-19 e demais setores da saúde); 83 idosos acima dos 65 anos atendidos em Instituições de Longa Permanência (ILP), e 31 funcionários dos lares para idosos.

    As etapas de vacinação para os profissionais da saúde iniciaram com os profissionais da linha de frente: UPA Horas, 24 Horas, SAMU, três 18 Horas, setor de Epidemiologia, Honpar e Santa Casa, funcionários que atuam na Clínica de Tratamento Renal DaVita – Centro de Diálise (além dos idosos acima dos 60 anos atendidos nos asilos e profissionais que lá atuam).

    Nos dias 25 e 26 de janeiro foi dado início ao segundo grupo de profissionais da saúde, contemplando os maiores de 55 anos - sendo incluídos os que contemplarão 55 anos em 2021. Na sequência foram vacinados os servidores da Atenção Básica (UBS), bem como os profissionais do CAPS II e CAPS AD. Seguido dos profissionais que atuam na Farmácia Central; Farmácia Especializada; Clínica Municipal de Fisioterapia; Centro Integrado da Saúde da Mulher – CISAM; Centro de Especialidades Médicas Jaime de Lima e Centro de Especialidades Odontológicas – CEO.

    Os fisioterapeutas e profissionais da área bucal que atuam nos Centos de Convivência dos Idosos (CCI) também foram contemplados nesta fase. Logo após, foi a vez dos profissionais lotados na Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental e Controle de Endemias.

    Gostou desta matéria? Compartilhe!

    Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Saúde estende vacinação contra a Covid-19 aos trabalhadores de laboratórios e farmácias da linha de frente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.