Reunião define nesta terça retomada de atendimentos no Honpar - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

ARAPONGAS

Reunião define nesta terça retomada de atendimentos no Honpar

Foto por Arquivo TN
Escrito por Da Redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Uma reunião marcada para esta terça-feira (30), as 14h, entre representantes do Hospital Norte do Paraná  (Honpar), Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas e 16ª Regional de Saúde de Apucarana, deve definir se os atendimentos do hospital serão normalizados a partir desta quarta-feira (01).

O Honpar está com atendimentos gerais suspensos desde o último dia 24, após 13 funcionários e  4 pacientes serem testados positivo para a Covid-19.  O hospital teve as UTIs fechadas, e aguarda decisão para retornar as atividades ainda nesta semana.

O chefe da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, Altimar Carletto, destaca que desde sábado, os atendimentos urgência e emergência foram transferidos para outros locais, como as Unidades de Pronto Atendimento (UPA) de 18 e 24 horas, além do Hospital da Providência, de Apucarana; Nossa Senhora de Fátima, de Jandaia, Santa Casa, de Arapongas. O médico explica que áreas como oncologia e urgências cardiológicas continuam sendo atendidas normalmente. “Vale lembrar que os pacientes não foram transferidos. Os internados continuam internados. Provavelmente  até esta quarta-feira, as atividades devem voltar ao normal no que se refere ao atendimento de urgência e emergência para o Honpar”, reforça. 

Carletto diz que os hospitais citados fazem parte de uma rede de atendimento de urgência e emergência, comandado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Por isso, não existe risco de sobrecarregar essas instituições. “Fazemos apenas um apelo para que a população evite a procura direta dos hospitais. Se necessário, procure pelas UPAs e pronto atendimento 18 e 24 horas”, reforça.

Conforme o secretário de Saúde de Arapongas, Moacir Paludetto, foram coletados materiais de 600 profissionais e pacientes e encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen).

“Faremos o possível para otimizar esse trabalho porque é um hospital que está em questão. Assim como outros vários profissionais, quem for diagnosticado com o vírus será afastado de suas atividades. Temos 352 casos em investigação em nossa cidade, ou seja, aguardamos os resultados desses exames”, explica.

Foto: Arquivo TN
 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Reunião define nesta terça retomada de atendimentos no Honpar"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.