MAIS LIDAS
VER TODOS

Segurança

Relatório aponta atuação da Patrulha Maria da Penha em Arapongas

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), através da Guarda Municipal, está divulgando os dados referentes à atuação da Patrulha Maria da Penha em relação aos serviços prestados às vítimas de violência doméstica e que possuem medid

Da Redação

·
Relatório aponta atuação da Patrulha Maria da Penha em Arapongas
Icone Camera Foto por Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.07.2020, 08:05:39 Editado em 03.07.2020, 08:05:01
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (Sestran), através da Guarda Municipal, está divulgando os dados referentes à atuação da Patrulha Maria da Penha em relação aos serviços prestados às vítimas de violência doméstica e que possuem medidas protetivas.

continua após publicidade

De janeiro a maio de 2020 foram registrados 113 procedimentos, sendo o total de 74 novas visitas, 28 visitas de retorno, nove registros de descumprimentos de medida protetiva com prisão em flagrante, seis descumprimentos de medida protetiva sem flagrante, 10 relatos de descumprimento, uma emissão de Certidão Negativa de endereço, nenhuma solicitação de revogação de medida protetiva, sete acionamentos do botão do pânico, 25 encaminhamentos para serviços de saúde e socioassistenciais (CREAS, saúde, Fórum ou Delegacia) e 16 orientações e assistência.

Conforme a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GM Denice Amorim, o serviço segue atento na prestação dos atendimentos para as mulheres vítimas da violência.

continua após publicidade

“Temos acompanhado bem de perto os casos em que há a medida protetiva. São índices que gostaríamos que fossem zerados, porém a violência contra a mulher é uma realidade, infelizmente. Na prática, temos atuado com uma rede de atendimento que conta também com a atuação do Judiciário e secretarias de Saúde e Assistência Social. As vítimas têm se encorajado a denunciar seus agressores”, afirma Amorim.

Para as vítimas de agressão, seja ela física, psicológica, moral, sexual e patrimonial, que não contam com a medida protetiva, as denúncias devem ser feitas pelo 190 (Polícia Militar). Em caso de violência doméstica, havendo medida protetiva, as vítimas devem ligar 153 ou 0800-645-9060 (Guarda Municipal).

ATENDIMENTOS NA PANDEMIA

continua após publicidade

De acordo com a GM Denice, há situações nas quais o conflito familiar já existe e, com este período maior de convivência em decorrência da quarentena pela Covid-19, podem evoluir para situações ainda mais graves. Por isso, a necessidade das denúncias.

“Procurar ajuda nesses momentos é fundamental para que possamos levar segurança à mulher vítima de qualquer tipo de agressão. O isolamento social, com o confinamento em casa, pode ser um grande gatilho para as agressões. Por isso, é fundamental que as mulheres contatem os serviços especializados, para que as devidas medidas sejam aplicadas. Não podemos nos calar diante deste crime. Denuncie”, acrescenta a GM.

Para denúncias em casos de violência doméstica:

continua após publicidade

Delegacia da Mulher de Arapongas:

TELEFONE: 3278-2209

continua após publicidade

Polícia Militar:

Disque 190 – Nos casos em que não houver medida protetiva

Guarda Municipal:

Disque 153 ou 0800-645-9060 – Nos casos em que houver medida protetiva.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Relatório aponta atuação da Patrulha Maria da Penha em Arapongas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!