Levantamento da Secretaria Municipal de Educação de Arapongas aponta que 1.760 crianças estão na fila de espera por vagas em Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). De acordo com o secretário da pasta, Luiz Roberto dos Santos, a grande procura por vagas em creches é reflexo do aumento populacional do município, que tem atraído pessoas em busca de oportunidades de trabalho.
Outro fator que fez a procura por vagas aumentar são as famílias migrando da rede particular para a rede pública devido à crise econômica.
“De certo modo isso é positivo, porque está vindo muita gente de fora. Sexta-feira por exemplo foram 16 matrículas de filhos de pessoas que vieram de Curitiba, Cornélio Procópio e outras cidades do Vale do Ivaí. Isso ocorre que é em função da indústria moveleira, que tem gerado muitos empregos no município”, observa.
O secretário destaca que duas novas creches já estão prontas, na região do bairro Vale das Perobas, e devem começar a funcionar no próximo ano. O secretário admite que ainda assim, não será suficiente para zerar a fila de espera.
Ele destaca que também há grande procura para matrículas nas escolas municipais. Para ampliar vagas, o município construirá mais uma escola no Jardim Caravele e vai realizar a troca de prédio de outra instituição para um imóvel maior, no Jardim Brasil, ampliando o atendimento de 200 alunos para 400. “As escolas não têm como recusar matrículas, então precisamos acomodar as crianças”, comenta. No geral, o município atende mais de 12 mil alunos nas escolas e CMEIs. O secretário destaca que o prefeito, Sérgio Onofre, está empenhado na busca de mais recursos para construção de creches e escolas. “Como ele havia prometido que esses dois anos estaria investindo primordial na educação”, assinala.
Por, Cindy Santos - repórter do grupo Tribuna do Norte
Deixe seu comentário sobre: "Rede municipal de Arapongas tem 1,7 mil na fila de espera"