Arapongas

Projeto de Energia Renovável é lançado em Arapongas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Projeto de Energia Renovável é lançado em Arapongas
fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura Municipal de Arapongas
Projeto de Energia Renovável é lançado em Arapongas

Em videoconferência realizada nesta sexta-feira, 26, com a participação do prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, secretário de Indústria e Comércio, Nilson Violato, além do presidente do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), Irineu Munhoz, assessor do Conselho de Energia da FIEP, Cícero Bley Jr, do diretor-geral do IFPR  campus-Arapongas, Thiago Pereira do Nascimento, e demais representantes, foi realizado o lançamento do projeto de energia renovável – o projeto para a produção do Biogás em Arapongas. Como explica Violato, na oportunidade o grupo técnico constituído pelo pelo IFPR-Arapongas juntamente com a FIEP – que tem uma assessoria junto ao Conselho de Energia fizeram a montagem de um cronograma de plano de trabalho para que até 90 dias possa ser entregue a unidade conceito que pode funcionar dentro desse projeto em Arapongas.

continua após publicidade

“O Biogás é um projeto que já tramita dentro de Arapongas, através do Sima, há três anos. E agora nós concretizamos para uma iniciativa do prefeito, Sérgio Onofre, de nos incluirmos nesse projeto, e estarmos juntos da construção de uma matriz energética descarbonizadora. E com isso, nós vamos entrar no segmento de energia renovável mais próximo do que esperávamos” disse.

Ele acrescentou que todo o processo fortalece o surgimento do Parque Tecnológico de energias renováveis e tecnologias emergentes. E que dentro do projeto será desenvolvida uma matriz conceitual que pode ser aplicada modularmente para o consumo de resíduos orgânicos – que são produzidos pela população – transformando-os em biometano. As demais etapas do projeto serão o convênio de Cooperação Técnica, definição do modelo conceitual, discussão de blending de resíduos a serem reaproveitados, tecnologia aproveitada, metodologia, logística e capacitação técnica e tecnológica.

continua após publicidade

O prefeito Sérgio Onofre falou a respeito da importância da participação da Prefeitura Municipal e demais parceiros no projeto de Energia Renovável. “ É algo espetacular. E que bom que podemos contar com o trabalho do IFPR, com doutores em áreas específicas, sempre dispostos em cooperar. Isso ajuda no desenvolvimento e fortalecimento da região. Essa parceria que a nossa Semic também tem coordenado, através do Violato, vai dar certo. Prefeitura, IFPR, SIMA e FIEP-PR alinhados em um comitê de governança para tratar do projeto de Biogás para a geração de energia para o município de Arapongas. Tenho convicção de que tudo dará muito certo. Tornado esse projeto um referencial para outras cidades”, afirmou.

Ainda dentro do projeto, o município vai disponibilizar 15 veículos. Já por parte do SIMA, 15 empilhadeiras reforçaram os serviços.

Participaram também o coordenador do Conselho de Energia da FIEP, Rui Londero Benetti, e os pesquisadoras da equipe técnica do projeto, Keila Raimundo e Thiago Orcelli.