Arapongas

Programa de Esterilização de cães e gatos vai atender Arapongas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Programa de Esterilização de cães e gatos vai atender Arapongas
Programa de Esterilização de cães e gatos vai atender Arapongas

O Programa de Esterilização de Cães e Gatos está vindo para Arapongas. Quem garantiu nesta segunda (15), em Curitiba, foi o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, aos vereadores Rodrigo de Deus e Meire Farias, que acompanharam o prefeito Sérgio Onofre em várias audiências na capital. “Vamos fazer com que o programa chegue rápido em Arapongas e realizar a castração de pelo menos uns 500 animais, dando visibilidade para a importância desse tipo de cuidado em termos de sanidade”, afirmou o secretário.

continua após publicidade

Até o final do ano passado, a secretaria já havia ofertado a castração de 10.977 animais domésticos em 34 municípios paranaenses através do Programa Permanente de Esterilização de Cães e Gatos, iniciativa inédita no País. Os procedimentos iniciaram em julho de 2020 e acabaram atrasando devido à pandemia da Covid-19. Porém, a secretaria tomou todas as medidas necessárias para evitar o contágio nos eventos. As equipes orientaram sobre o distanciamento mínimo, uso obrigatório de máscaras, álcool em gel, entre outras medidas previstas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O objetivo do Programa é o controle populacional de cães e gatos no Estado e a prevenção de zoonoses. São atendidos especialmente pets de famílias que não têm condições de arcar com os custos de uma castração particular e animais de rua, dentro de critérios definidos pelos municípios.