Arapongas

Procura por atendimentos cresce na UPA 24h em Arapongas

Em média, 500 consultas são realizadas por dia.

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Procura por atendimentos cresce na UPA 24h em Arapongas
Procura por atendimentos cresce na UPA 24h em Arapongas

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde de Arapongas no decorrer das últimas semanas, o número de atendimentos efetuados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h), do Jardim Caravelle, tem aumentado. Em média, 500 consultas são realizadas por dia.

continua após publicidade

Destas, grande parte é relacionada a problemas respiratórios. O boletim epidemiológico – parceria entre a Prefeitura de Arapongas, Universidade Estadual de Londrina (UEL), através do Núcleo de Gestão Pública (FAUEL-NIGEP/UEL), aponta o aumento no número de casos de pessoas positivadas para Covid-19 nos últimos 7 dias e aumento da taxa de transmissão de 0,77 para 1,32.

Com a crescente de casos e procura por atendimentos, o superintende médico de Arapongas, Dr. Fernando Marques, reitera que o município dispõe de mais quatro locais para atendimentos nos casos de sintomas respiratórios; e também não respiratórios. Sendo eles: 18 Horas do Palmares; 18 Horas do Flamingos; 18 Horas do Petrópolis, além do 24 Horas Alberto Esper Kallas, na Vila Industrial.

continua após publicidade

“A Prefeitura de Arapongas não tem medido esforços para prestar todo o atendimento necessário para a população. Temos tido elevação nos atendimentos, em especial, na nossa UPA 24h. Por isso, orientamos à população que os três 18 Horas e mais o 24h Alberto Esper Kallas também prestam atendimentos nos casos respiratórios”, alerta.

Marques diz ainda que o aumento da circulação do vírus tem atingido também as equipes de profissionais da saúde. “ Infelizmente, mesmo com todos os cuidados, alguns de nossos profissionais da saúde têm positivado para Covid-19. O que gera afastamentos, e por consequência, desfalque nas equipes. Pedimos a compreensão e colaboração de todos. Mantendo os cuidados básicos necessários e mantendo a vacinação em dia. Isto contribui para que não haja casos graves e óbitos pela Covid-19”, frisou.

Os três 18 Horas também são destinados para os pacientes que não apresentam sintomas respiratórios da Covid-19 ou gripe, mas que necessitam dos serviços em saúde.