Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Arapongas

publicidade
COMBUSTÍVEL

Procon de Arapongas notifica postos por reajuste antecipado

A notificação tem como objetivo fazer com que os proprietários apresentam informações e cópia de vários documentos, além de se manifestarem por escrito

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Procon de Arapongas notifica postos por reajuste antecipado
Autor Foto: Silvia Vilarinho

O Procon de Arapongas está notificando os postos de combustíveis para apurar aumento do preço do diesel e da gasolina antes mesmo que o ajuste anunciado na quinta-feira (10) pela Petrobras chegasse às bombas. Segundo o diretor executivo do Procon Arapongas, Gabriel Esper, todos que reajustaram os preços de forma antecipada incorreram em irregularidade, uma vez que os novos preços para o consumidor só passaram a vigorar a partir desta sexta-feira (11).

“Para a notificação, nós levamos em conta o aumento do preço dos combustíveis em postos revendedores de Arapongas nos últimos dias e a necessidade de se apurar se estes últimos aumentos não se configurariam como a prática abusiva de aumento de preços sem justa causa, vedada pelo art. 39, X da Lei 8.078/90, ou se estão em consonância com os ajustes realizados pela Petrobras”, afirma Esper.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A notificação tem como objetivo fazer com que os proprietários apresentam informações e cópia de vários documentos, além de se manifestarem por escrito. Os notificados devem apresentar tabela demonstrativa com a evolução dos preços praticados para venda à vista ao público consumidor do litro da gasolina comum, gasolina aditivada, do etanol, diesel comum e do diesel s10 no período compreendido entre 01.03.2022 e 15.03.2022. Também devem apresentar cópias de documentos fiscais comprovando a venda desses produtos em cada dia compreendido no período citado. O Procon está solicitando ainda tabela demonstrativa com a evolução dos preços de aquisição dos combustíveis no período compreendido entre 01.03.2022 e 15.03.2022 e cópias de todas as notas fiscais de aquisição dos produtos realizadas junto às distribuidoras no período de 01.03.2022 e 15.03.2022. Além disso, cabe a cada notificado apresentar justificativa para as elevações dos preços de venda ao consumidor praticados pelo estabelecimento para cada um dos combustíveis comercializados, caso tenham ocorrido.

“Frisamos que a não prestação das informações requeridas e o desrespeito às determinações dos órgãos do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor configura crime de desobediência. Nós esperamos a resposta breve por parte de todos os estabelecimentos notificados para que a lei seja cumprida em favor dos interesses do consumidor”, frisa Gabriel Esper, ressaltando que o Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PR), juntamente com os Procons municipais, também está tomando medida semelhante em relação às distribuidoras


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Arapongas

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline