MAIS LIDAS
VER TODOS

ARAPONGAS

Procon alerta consumidores para promoções Black Friday

Final de ano é a época em que muitos aproveitam as inúmeras promoções com descontos expressivos em todos os tipos de produtos, promovidos pela chamada Black Friday, em todo o país. Tradicional dos Estados Unidos, a liquidação caiu no gosto dos brasilei

Da Redação

·
Procon alerta consumidores para promoções Black Friday
Icone Camera Foto por TNOnline
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.11.2020, 18:46:51 Editado em 24.11.2020, 18:47:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Final de ano é a época em que muitos aproveitam as inúmeras promoções com descontos expressivos em todos os tipos de produtos, promovidos pela chamada Black Friday, em todo o país. Tradicional dos Estados Unidos, a liquidação caiu no gosto dos brasileiros, que muitas vezes, economizam dinheiro durante o ano para poder aproveitar as promoções. Mas é preciso estar atento para não cair em golpes, como alerta o coordenador do Procon de Arapongas Paulo Camparoto.

continua após publicidade

“Durante este período, a principal reclamação dos consumidores é quando a empresa não dá o desconto real. Alguns fornecedores acabam maquiando a informação, elevando o preço alguns dias antes da promoção, e acabam vendendo o produto pelo valor real, não concedendo o desconto nenhum. Isso não pode e deve ser denunciado ao Procon, mas o consumidor tem que se munir de provas, como uma foto, um panfleto de promoção, qualquer coisa que demonstre que aquele produto está com informação de desconto falsa”, explicou.

Camparoto acrescenta que o direito do consumidor que compra na Black Friday é o mesmo das compras realizadas em qualquer outra época do ano. “As modalidades de compra são pela internet ou presencial, na forma presencial não existe arrependimento, o consumidor compra o produto exposto, muitas vezes de vitrine, que pode ter algum problema na aparência, mas em termos de qualidade, a exigência é a mesma, o produto deve funcionar como se espera. Na compra pela internet, o consumidor tem o direito ao desconto apresentado, que o produto funcione com qualidade, porém, comprando dessa forma, ele tem até 7 dias de arrependimento, sem justificativa”, esclareceu.

continua após publicidade

Nas vendas online, o coordenador do Procon alerta para algumas armadilhas. “Muito cuidado com propagandas inseridas dentro de sites e redes sociais, normalmente esse espaço de propaganda virtual é utilizada por fraudadores. Quando a pessoa clica em uma oferta que normalmente é muito atrativa, acaba redirecionando a um site falso. O consumidor pode se prevenir deste tipo de situação, conferindo a oferta no site oficial do produto anunciado, conferindo se a oferta realmente existe. Se não encontrou, é golpe, se encontrou, faça a compra dentro do site oficial, e na dúvida, consulte o Procon”, pontuou.

Outro cuidado necessário em relação as compras online é a forma de pagamento. “Normalmente as fraudes são praticadas no pagamento com boleto, que é uma modalidade rápida e não tem como desfazer. Nos pagamentos com o cartão, sempre há uma possibilidade de reverter a situação caso a compra seja comprovadamente fraudulenta por parte do fornecedor, ou se o produto vier a dar algum tipo de problema”, finalizou Camparoto.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Procon alerta consumidores para promoções Black Friday"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!