Arapongas

Primeiro dia de bota-fora apresenta bons resultados

A operação começou pela manhã, mobilizou 87 pessoas e recebeu avaliação positiva pela equipe organizadora e famílias beneficiadas

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Primeiro dia de bota-fora apresenta bons resultados
fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas

Nesta quinta-feira (10), aconteceu, na cidade de Arapongas, o primeiro dia do "Bota-fora" realizado no Conjunto Flamingos e demais bairros da região, com o objetivo de limpar os quintais e espaços públicos e fortalecer o trabalho de combate ao mosquito da dengue. A operação recebeu avaliação positiva pela equipe organizadora e famílias beneficiadas.

continua após publicidade

O Bota-fora começou pela manhã e mobilizou 87 pessoas, entre servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Companhia de Desenvolvimento de Arapongas (Codar), agentes do Controle de Endemias e agentes comunitários de saúde (ACS).

“O bota-fora segue nesta sexta-feira (11) com a coleta de material que as famílias estão retirando dos quintais e roçagem e limpeza dos espaços públicos”, afirma o secretário de Meio Ambiente, Renan Rodrigues Manoel.

continua após publicidade

Segundo ele, uma das ações foi a limpeza do descarte irregular no final da Rua Louro Verde e proximidades. “Mas nós dependemos do apoio da população, pois de nada adianta limpar essas áreas se nos próximos dias as pessoas forem lá para jogar mais lixo”, ressalta o secretário.

Valdecir Pardini, coordenador do Controle de Endemias, frisa que desde segunda-feira (07) a equipe tem visitado as residências, eliminando tudo o que possa conter água parada. Tal procedimento se deve ao fato de que a incidência de larvas do mosquito transmissor da dengue aumentou, colocando a população em risco. As equipes também estão fazendo panfletagem e orientando sobre a necessidade de combate urgente às larvas do mosquito.

Pardini fez um alerta especial com relação ao fato de muitas famílias estarem acumulando água da chuva para a limpeza de calçadas. “Nossa orientação é para que não coletem água da chuva. Cerca de 60% das larvas do mosquito estão sendo encontradas em recipientes com água da chuva”, adverte o coordenador. Pardini informa que em uma só residência foram encontrados 23 depósitos de água da chuva. “E todos borbulhando de larvas do mosquito”, finaliza.

continua após publicidade


Fonte: Prefeitura Municipal de Arapongas.

Tags relacionadas: #ARAPONGAS #COMBATE #Dengue