Arapongas

PRF apreende contrabando de oxímetros chineses em Arapongas

Procura pelo aparelho que mede saturação de oxigênio no sangue para uso doméstic cresceu por conta da pandemia do coronavírus

Da Redação ·
Carga apreendida foi encaminhada para Receita Federal de Londrina
fonte: Divulgação
Carga apreendida foi encaminhada para Receita Federal de Londrina

Uma carga de contrabando de mais de 500 oxímetros - aparelhos médicos usados para medir a quantidade de oxigênio transportado pelo sangue e que vem sendo usado para diagnóstico do coronavírus - foi apreendida no início da tarde desta sexta-feira pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) em Arapongas.

continua após publicidade

Os equipamentos estavam em um veículo Ford Fiesta cor cinza, placa de Ribeirão Preto, conduzido por um homem de 38 anos. O carro foi abordado na BR-369. O condutor obedeceu a ordem de parada, no entanto demonstrou nervosismo aí desembarcar do veículo, o que levou a equipe a vistoriar o porta malas.

Os 500 aparelhos oxímetro estavam sendo transportados sem acompanhamento da devida documentação fiscal. O condutor informou ter comprado os aparelhos na cidade de Foz do Iguaçu para revenda na cidade Ribeirão Preto. Diante da não comprovação da origem da origem da mercadoria, o lote foi encaminhado a Receita Federal em Londrina. O motorista foi liberado. O total da apreensão é avaliado em cerca de R$ 75 mil.

continua após publicidade

Usado no diagnóstico clínico do coronavírus por profissionais de saúde, a procura do oxímetro para uso caseiro do oxímetro vem crescendo com a epidemia do coronavírus. Segundo a PRF, os equipamentos apreendidos são de fabricação chinesa.