MAIS LIDAS
VER TODOS

arapongas

Prefeitura se pronuncia sobre falta de água em CMEI e escola do CAIC

Informações sobre a não condição de uso da água nas torneiras circulou nas redes sociais

Da Redação

·
Padre Lino Batista de Oliveira, secretário de Educação
Icone Camera Foto por Divulgação
Padre Lino Batista de Oliveira, secretário de Educação
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2025, 17:30:34 Editado em 11.03.2025, 17:30:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Prefeitura de Arapongas se pronunciou, na manhã desta terça-feira (11), através da Secretaria Municipal de Educação, a respeito da interrupção no abastecimento de água no CMEI Padre Paulo Speiser I e Escola Municipal Albor Pimpão, na região do antigo CAIC. Informações sobre a não condição de uso da água nas torneiras circulou nas redes sociais, podendo criar um clima de apreensão entre alunos e familiares. “Desde quando o problema foi identificado pela Endemia, entramos em contato com a empresa licitada responsável pela limpeza de caixas d’água. A empresa realizou os procedimentos fazendo a vazão de toda a água, limpeza da caixa d’água e nos emitiu um laudo atestando que a caixa foi limpa de acordo com os procedimentos técnicos”, afirma o padre Lino Batista de Oliveira, secretário municipal de Educação.

-LEIA MAIS: Com vagas na região, CCR Rodovias faz mutirão de empregos

continua após publicidade

Ainda conforme o secretário, a empresa atestou em laudo que a caixa d’água já estava em condições de uso. Por isso, na sexta-feira (07) foi liberado o retorno das atividades educacionais. Porém, a empresa que fez a limpeza da caixa d´água e dos canos não realizou a limpeza nas torneiras. Por isso, parte da sujeira que saiu da caixa d´água e dos canos ficou parada nas torneiras, o que levou a Secretaria de Educação a suspender o uso da água da escola e acionar o abastecimento de água alternativo e emergencial para os estabelecimentos. “Solicitamos a volta da empresa, que fez a revisão nas torneiras nesta segunda-feira (10). Também veio a equipe da Secretaria da Saúde e recolheu amostras da água. A Vigilância Sanitária informou que a água está na qualidade oferecida pela Sanepar”, acrescenta o secretário.

Padre Lino afirma, porém, que atendendo ao apelo dos professores e de um representante de pais de alunos, optou por manter o fornecimento alternativo de água até que chegue um terceiro laudo. “É um laudo mais específico, que demora cerca de 15 dias. Por se tratar de uma estrutura muito antiga, os pais e professores nos solicitaram esse laudo para tranquilizar a todos, mesmo sabendo que caixa d’água, tubulação e torneiras agora estão limpas”, destaca padre Lino.

continua após publicidade

Em reunião com os professores, funcionários e direção da escola, o secretário de Educação apresentou alternativas para solução do problema. Segundo ele, será feita uma tubulação externa, com adaptações de torneiras para o consumo dos alunos e servidores e utilização na cozinha, recebendo a água direto da rede da Sanepar, e deixando a água da caixa para o uso nos banheiros e limpeza. Todos os presentes concordaram com a solução proposta por padre Lino. “Estamos conduzindo todo o processo visando o envolvimento da comunidade escolar e proporcionando uma educação participativa”, finaliza o secretário.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura se pronuncia sobre falta de água em CMEI e escola do CAIC"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!