Prefeitura quer mais rigor das academias nos atendimentos durante a pandemia - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

ARAPONGAS

Prefeitura quer mais rigor das academias nos atendimentos durante a pandemia

Foto por
Escrito por Silvia Vilarinho
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

Em reunião realizada no final da tarde de segunda-feira (25), que contou com a presença do prefeito, Sérgio Onofre, do superintendente médico, Dr. Fernando Marquês, e do procurador jurídico, Rafael Cita, o município requer mais rigor das academias ao cumprirem os requisitos fundamentais para os atendimentos durante a pandemia do coronavírus (Covid-19). O reforço nas orientações foi repassado aos representantes do setor. Com o decreto nº 218/20 ficou autorizado o retorno das atividades das academias, centros de ginástica, ballet, dança e natação desde o dia 27 de abril. Contudo, alguns desses estabelecimentos não vêm cumprindo com as determinações de maneira incisiva. “ Temos relatos de que em alguns locais existem situações de que as regras básicas de saúde não estão sendo exercidas como deveriam. O Ministério Público já enviou ao munícipio uma recomendação de maior rigor neste sentido, e com isso, além das fiscalizações mais intensas nas academias, estamos cobrando também uma postura mais firme desses estabelecimentos. Não podemos relaxar”, explica Cita.

Conforme o Dr. Fernando Marquês, se executadas corretamente, é possível manter o funcionamento das academias, conforme as medidas de saúde já estabelecidas. Caso contrário, os atendimentos não poderão ser mantidos. “ Todas as medidas em saúde para o funcionamento desses espaços são bem claras e específicas. É fundamental que todos estejam alinhados. Questões básicas e primordiais como uso obrigatório de máscaras, proibição de exercícios que gerem contato físico e compartilhamento de aparelhos, instrumentos, pesos etc., sem prévia e rigorosa higienização, mediante utilização de álcool 70%, duração máxima de 45 minutos por treino, distanciamento entre pessoas e aparelhos, mensuração da temperatura, entre outros, devem ser reforçadas dia-a-dia”, orienta. Ele acrescenta ainda que com a chegada do inverno é típico o surgimento de sintomas gripais, e que caso os alunos apresentem qualquer indício, o acesso às academias deve ser proibido, até que seja feita uma investigação específica.

De acordo com o prefeito, o município vai intensificar as fiscalizações, garantindo o cumprimento das medidas estabelecidas para o enfrentamento da disseminação da Covid-19. “ Nessa oportunidade, nossa reunião exigindo maior firmeza na execução das recomendações foi voltada às academias. E nada nos impede em termos a mesma atitude com demais áreas. Nesse momento, a responsabilidade é de todos nós. Queremos manter as atividades que já estão em funcionamento, mas os cuidados não podem cessar. Não podemos flexibilizar neste momento em que estamos vivendo”, disse.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura quer mais rigor das academias nos atendimentos durante a pandemia"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Todos os candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.