Prefeitura pede apoio a bispo e padres na luta contra a Covid-19 - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

PANDEMIA

Prefeitura pede apoio a bispo e padres na luta contra a Covid-19

Foto por
Escrito por redação
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, recebeu na manhã desta quarta-feira (24) o bispo dom Carlos José de Oliveira, acompanhado por uma comitiva de padres que atuam no município. Na pauta, o pedido para que os religiosos auxiliem na divulgação de medidas mais duras no esforço de contenção ao coronavírus (Covid-19). Também participaram do encontro o secretário municipal da Saúde, Moacir Paludetto Júnior, o superintendente médico da Secretaria de Saúde, Fernando Marques, e o vice-prefeito Jair Milani.

“Nós sabemos do carisma e da liderança que o bispo e os padres têm nas comunidades onde atuam e o apoio de vocês, assim como dos pastores, é de enorme importância nessa luta. Precisamos mostrar que a nossa única saída é a responsabilidade social”, afirmou o prefeito.Moacir Paludetto e Fernando Marques resumiram o quadro da pandemia no município, frisando que nas últimos semanas tem havido um crescimento preocupante no número de casos. Os padres explicaram que tem havido um esforço para que os decretos sejam cumpridos, sobretudo no que diz respeito ao espaçamento. Também explicaram que houve aumento no número de missas, a fim de evitar aglomeração nas igrejas, e que entre uma missa e outra tem sido feito o trabalho de higienização dos templos, atingindo microfones, bancos, cadeiras etc.

“De forma geral, vemos que as igrejas estão respeitando os decretos. Nossa intenção é que os religiosos aproveitem o contato com os fieis para que essas pessoas continuem se cuidando também depois que deixam as igrejas”, afirma o secretário da Saúde.Dom Carlos frisou que os padres devem seguir as orientações das autoridades municipais e que, se for o caso, cada padre tem autonomia para manter ou suspender as celebrações, conforme orientação que está inclusive no site da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Neste momento, não temos como legislar para todos. Cada padre pode ver a realidade local”, afirmou o bispo. Durante a reunião, também foi decidido que a Secretaria Municipal da Saúde fará testes nos padres na próxima semana e que, a partir de agora, os padres farão a parte religiosa dos funerais em uma tenda, no cemitério, por ser lugar aberto.Também participaram os secretários de Administração, Valdecir Antônio Scarcelli, Segurança, Paulo Sérgio Argati, e Governo, Lúcia Golon.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
TNTV
TribunaPlay

Jornal da Tribuna desta segunda-feira (14/09)

Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura pede apoio a bispo e padres na luta contra a Covid-19"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.