Quem passou nos últimos dias pela Avenida Maracanã, em Arapongas, provavelmente já tenha notado algumas modificações na rodovia. Isso porque estão sendo instalados três dispositivos que registram o avanço do sinal vermelho nos cruzamentos da Avenida com as Ruas Alcatraz, Furriel e Apterix.
Além de registrarem o avanço do sinal vermelho, as câmeras também realizam a leitura das placas dos veículos que passam pelos locais 24 horas por dia.
Essa ação é resultado de um termo de cooperação técnica firmado entre a Prefeitura Municipal e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) em 2023, que tem como objetivo promover uma maior integração entre a Guarda Municipal de Arapongas (GMA) e a PRF, fortalecendo assim o monitoramento viário na cidade. Arapongas foi o primeiro município da região Norte e o terceiro do Paraná a formalizar o acordo.
Segundo o secretário Paulo Sérgio Argati, da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Sestran), as imagens também serão disponibilizadas para a PRF. “A câmera inteligente registra os veículos que passam. Todos os veículos furtados, roubados ou que você queira fazer uma busca, você joga as características, a placa e identifica o momento que o automóvel passa pelas câmeras”, comentou.
LEIA MAIS: Grupamento Aéreo da PMPR completa 9 anos e 3,8 mil missões
Ainda de acordo com Argati, o objetivo é realmente fazer uma “muralha digital” ao redor da cidade. “Nós trabalhamos com tecnologia. Essas câmeras vão contribuir muito, já que a Maracanã é um trecho de acesso para quem entra e sai da cidade”, complementou.
Os dispositivos estão em fase de implantação, portanto ainda não há data para começarem a funcionar.
Novo semáforo
Além das câmeras, um novo semáforo também está sendo instalado na região, no cruzamento da Avenida Maracanã com a Rua Porfírio. Ele irá começar a funcionar nesta segunda-feira (07), pela manhã.
Deixe seu comentário sobre: "Prefeitura instala três radares semafóricos na Avenida Maracanã"