Arapongas

Prefeitura e Sebrae firmam convênio de Sustentabilidade

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Prefeitura e Sebrae firmam convênio de Sustentabilidade
fonte: Prefeitura de Arapongas
Prefeitura e Sebrae firmam convênio de Sustentabilidade

A Prefeitura Municipal de Arapongas e o Sebrae firmaram nesta terça-feira, 20, o convênio do projeto de Sustentabilidade e Desenvolvimento Rural, voltado para o aumento de produção, além da conversão da produção agrícola convencional para a orgânica em preparação ao atendimento do Sacolão Municipal de Arapongas. O projeto piloto destina-se para as associações e cooperativas locais, e já tem a participação de 25 agricultores familiares selecionados pelas instituições. O projeto tem 70% do valor custeado pelo Sistema Sebrae através do SebraeTec -  Serviços em Inovação e Tecnologia e os 30% restantes com recursos do município. O prefeito Sérgio Onofre, comemorou esse importante passo, voltado à agricultura familiar. “ O projeto nos foi apresentado na semana passada, e hoje, 20, já firmamos esse convênio. Essa é apenas a porta de abertura, tendo já 25 agricultores familiares participantes, e à medida em que ele for se desenvolvendo, mais agricultores poderão participar”, disse Onofre. Ele mencionou ainda que futuramente, a Prefeitura de Arapongas também vai disponibilizar os espaços Feira da Lua, semanalmente, para que os agricultores possam comercializar os produtos.

continua após publicidade

Projeto

Divididos em grupos, os agricultores familiares selecionados serão assistidos por profissionais capacitados, que farão o diagnóstico das áreas selecionadas. Depois ocorre a apresentação e execução da proposta de novos conceitos de gerenciamento da produção, voltada para o desenvolvimento mais sustentável - tanto para o plantio convencional quanto para a ampliação e transformação destas áreas em agricultura 100% orgânica. As ações desenvolvidas pelo projeto serão direcionadas para a busca da viabilidade econômica da atividade em equilíbrio com os aspectos sociais e ambientais, para garantir a sustentabilidade do processo. 

continua após publicidade

O aporte de tecnologias alternativas de produção também visa promover a adaptação dos produtores rurais da agricultura familiar de Arapongas, a fim de garantir maior segurança alimentar e nutricional para a população através da instalação do Sacolão Municipal de Arapongas que está em processo de implantação. Além disso, o projeto vem de auxílio aos produtores para que se adequem às regras para a oferta da merenda escolar nas escolas das redes municipais e estaduais que devem entrar em vigor em 2030.

Participaram também da assinatura do convênio, a deputada federal, Luísa Canzini (como testemunha), a consultora Sebrae de Arapongas/ e Vale do Paranapanema, Cinara Tozatti, gerente regional do Sebrae, Fabrício Pires Bianchi, e a secretária da Sesan, Niele Melo.