MAIS LIDAS
VER TODOS

assunto em debate

Prefeitos da Amepar discutem a instalação de usina de lixo

Empresa especializada mostra sistema de coleta e destinação usado em outros países

Da Redação

·
Reunião extraordinária foi realizada em Londrina
Icone Camera Foto por Reprodução
Reunião extraordinária foi realizada em Londrina
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.11.2023, 20:58:14 Editado em 09.11.2023, 20:58:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Prefeitos da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar) participaram nesta terça-feira, na sede da associação em Londrina, de reunião extraordinária nesta terça-feira, convocada pelo seu presidente Sérgio Onofre da Silva (PSD), prefeito de Arapongas. Na pauta, o estudo para implantação de uma usina de lixo para atender os municípios da Amepar.

continua após publicidade

O assunto já foi debatido em outras reuniões da associação, por iniciativa do prefeito Sérgio Onofre, que defende a necessidade de os municípios trabalharem de forma conjunta para resolver de vez a questão de destinação correta do lixo, de forma a não impacat o meio ambiente.

-LEIA MAIS: MegaOutlet de Arapongas começa nesta quinta-feira no Expoara

continua após publicidade

O presidente da empresa MB Energy, engenheiro Marco Bassetto, apresentou sua empresa para os prefeitos e secretários e explanou sobre a tecnologia que é utilizada em suas usinas, que está no mercado há mais de 40 anos com tecnologias de ponta para eliminação de resíduos, incluindo plasma.

Sediada em Miami, a sua empresa tem operações em toda a Europa, Estados Unidos, Ásia, Central e América do Sul e, segundo o empresário, tem interesse em instalar uma planta na região Norte do Paraná.

“Nós vemos um grande potencial nessa região e estamos iniciando as tratativas para viabilizar esta implantação, pois nosso sistema elimina a necessidade de aterros ou incineração, cria subprodutos reutilizáveis, reduz o custo associado a práticas tradicionais de gestão de resíduos e, o mais importante,é totalmente ecológico com a remoção segura e sustentável de todos os tipos de resíduos, sem agredir o meio ambiente”, enfatiza Bassetto.

continua após publicidade

O presidente da Amepar e prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, ficou entusiasmado com a tecnologia e a forma como são tratados os resíduos e. prontamente, solicitou um estudo para os municípios que fazem parte da associação para obter informações como quantidade de lixo comum, quantidade de lixo hospitalar e industrial por dia.

Assim que o estudo estiver concluído, será remarcada uma reunião para dar prosseguimento no projeto.

“Fiquei impressionado com a tecnologia, é um sistema muito moderno que já funciona nos países de primeiro mundo, isso vai trazer economia para nossos municípios e, claro, resolver de vez o grande problema do descarte de lixo em nossas cidades”, ressalta Onofre.

Também estiveram presentes os representantes do deputados estaduais Cobra Repórter (PSD), Thiago Amaral (PSD) e Cloara Pinheiro (PSD).

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Arapongas

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeitos da Amepar discutem a instalação de usina de lixo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!